A vitória incontestável do deputado estadual Rildo Amaral (PP) para prefeito de Imperatriz, segunda cidade mais importante econômica e eleitoralmente do Maranhão, perde apenas para a capital São Luís, fortalece o projeto de candidatura ao Senado do ministro do Esporte, André Fufuca (PP), em 2026.
Deputado federal licenciado, líder maior da legenda no estado, Fufuca não esconde sua intenção de disputar uma cadeira na Câmara Alta do Congresso Nacional, se fez presente na pré-campanha e durante a campanha e viu seu partido sair das urnas com 30 prefeitos, inclusive de Imperatriz, município cobiçado principalmente por políticos que almejam cargos majoritários.
Fufuca vem pavimentando estrada, tem a admiração do presidente Lula, faz parte da base de sustentação do governador Carlos Brandão (PSB), não estando descartada uma possível dobradinha com chefe do Executivo estadual. Brandão ainda não decidiu de permanece no governo até o final do mandato ou se desincompatibiliza para concorrer a um das duas cadeiras que estará em disputa no Senado.
Nos bastidores da política as apostas são de que Brandão deve ser candidato ao Senado, mas para isso precisa entregar o governo a Felipe Camarão (PT) em abril de 2026, que será candidato natural à reeleição, porém, vale lembrar, que tudo não passa de conjecturas, sujeito a mudança no decorrer do período apropriados para esse tipo de discussão.
Como tudo indica que Brandão deve sair para concorrer, não estaria descartada uma dobradinha com Fufuca, o que representará ameaça às tentativas de reeleição dos senadores Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (PSD). Weverton se movimenta para ter o apoio de Lula, assim como Eliziane, mas só apoio do presidente não significa garantia de sucesso na eleição; se fosse assim, o deputado federal Duarte Junior (PSB) teria sido eleito prefeito de São Luís.
O fato real é que a bancada do Maranhão no Senado deve sofrer modificação a partir de janeiro de 2027, pois os dois senadores que concluem o mandato em dezembro de 2026 estariam seriamente ameaçados.
Tranquila está a senadora Ana Paula Lobato (PDT), que tem mandato garantido até 2030, e assistirá a disputa de camarote.
0 Comentários