29 de julho de 2017

Redação: (98) 98205-4499

29/07/2017 -

Jorge Vieira -

0

Temer supera Sarney como presidente mais impopular da história

Apontado como principal conselheiro do presidente Michel Temer (PMDB), o oligarca José Sarney está obtendo sucesso. Conseguiu ser superado pelo “discípulo” quando o assunto é rejeição popular. Segundo pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (27), a taxa de aprovação de Temer entre a população é de apenas 5%. Até então, de acordo com números do próprio instituto, o presidente mais mal avaliado pelos brasileiros era Sarney.

Sarney governou o país de 1985 a 1990. Um ano antes de encerrar seu mandato, o maranhense tinha apenas 7% de aprovação popular. A gestão Sarney é lembrada por uma profunda crise econômica no país, alta no desemprego, fracasso do Plano Real e uma inflação severa, que chegou a resultar na falta de mercadorias nas prateleiras dos supermercados.

Mesmo com todo esse histórico de fracassos, o esfacelado governo Temer conseguiu superar Sarney em rejeição.

Após a delação premiada do grupo JBS, a popularidade do governo Temer caiu fortemente entre março e julho deste ano e atingiu o nível mais baixo desde a redemocratização, quando o então vice Sarney assume a Presidência da República após o falecimento de Tancredo Neves.

Antes mesmo de ter sido formalmente denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) pelo crime de corrupção passiva, Temer já vinha recebendo orientações de Sarney para contornar os escândalos em torno do presidente. Sarney teria recomendado que Temer não renunciasse em hipótese alguma, uma vez que fora do cargo, o pmedbista perderia foro privilegiado, podendo inclusive ser preso após decisão na Justiça comum.

Temer luta para angariar votos entre os parlamentares para barrar a denúncia contra ele na Câmara. Com o auxílio e a expertise política de Sarney, o presidente vem se segurando no cargo. Teria sido manobra articulada por Sarney, o pagamento de R$ 2,11 bilhões em emendas parlamentares somente neste mês de julho para conquistar deputados e frear a denúncia.

Inusitadamente, ao orientar Temer Sarney acabou se livrando de um rótulo lamentável: a de presidente mais impopular da história da opinião pública brasileira.

1 comment on “Temer supera Sarney como presidente mais impopular da história”

  1. Antonio Carlos Carlos disse:

    Finalmente Sarney conseguiu superar a pecha de presidente mais impopular do mundo, ao lado do traira e golpista Michel Temer, com ajudar de Sarney conseguiu levar ao fundo do poço o proprio. Perdendo agora o posto, para Michel Temer.
    É isto que Sarney sempre quiz, perder este titulo, ele agradece a Michel, e todo seu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar

Nossa pagina