Com uma pré-campanha discreta e sem chamar muita atenção, o ex-juiz federal Carlos Madeira surpreendeu no final de semana ao receber o apoio do bem avaliado secretário de Segurança do Estado, Jefferson Portela, que é filiado ao PCdoB. O anúncio não chegou a causar espanto pelo fato do pré-candidato pertencer ao partido Solidariedade, uma das legendas do arco da aliança que dá sustentação política ao Governo Flávio Dino (PCdoB).
Embora o PCdoB já tenha lançado oficialmente a pré-candidatura do deputado federal e ex-secretário de Cidades, Rubens Júnior, o gesto de Portela pode ser considerado natural, até porque a deputada estadual Helena Dualibe, que é filiada ao Solidariedade é entusiasta da candidatura Rubens Júnior, ou seja, nada muda na relação com seus partidos de origem, até porque Madeira se considera um político de esquerda e apoia a gestão Flávio Dino.
Mas é fato que Madeira ganha um substancial reforço e sai praticamente do anonimato em que ficou durante este período de pandemia para mostrar capacidade de articulação e forças para se colocar, de fato, na disputa pela Prefeitura de São Luís. Portela comanda uma das pastas mais importantes do Governo e até já teve nome cotado para ser candidato por conta da boa avaliação que possui junto a população.
Entre os vários pré-candidatos alinhados com o Palácio dos Leões, já faltando menos de um mês para a realização das convenções Rubens Júnior, Neto Evangelista (DEM) e Madeira foram o único deste campo político que movimentaram os bastidores. Rubens Jr. no início do ano quando recebeu o apoio do PP do deputado André Fufuca, depois a Democracia Cristã aderiu agora o PMB (Partido da Mulher Brasileira) também declarou apoio. Já Neto consolidou a aliança com o PDT e agora Madeira recebendo a adesão de Portela.
O deputado federal e pré-candidato Bira do Pindaré também se movimenta nos bastidores em busca de apoio, mas até o momento ainda não viu prosperar seus contatos com o PT e PSOL em busca de aliança. O encontro do PT que poderá liberar sobre aliança, que seria realizado sábado (20), foi adiado para 4 e 5 de julho. Já o deputado Duarte Júnior, embora pertença ao partido do vice-governador Carlos Brandão ainda não anunciou nenhum reforço de peso.
O jogo, no entanto, está apenas começando, mas deve endurecer na reta final das convenções partidárias, que deverão acontecer no período de 20 de julho a 5 de agosto.
0 Comentários