Embora o prefeito de Caxias, Fábio Gentil (Republicanos), tenha tentado levar para a disputa pela presidência da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem) o chefe do Executivo estadual, é fato que o governador Flávio Dino (PCdoB) não se envolverá na briga interna pelo controle da entidade.
Ao que tudo indica, Gentil, se quiser entrar mesmo na disputa contra o atual presidente da Famem, prefeito de Igarapé Grande, Erlânio Xavier, terá que contar com suas próprias forças, pois nem o vice-governador Carlos Brandão (Republicanos) estaria disposto se envolver na eleição.
Uma outra possibilidade seria o apoio do deputado federal Josimar de Maranhãozinho, mas este entrou no radar da Polícia Federal, sumiu de circulação e deixou de ligar para prefeitos prometendo mundos e fundos em trica de voto na eleição para presidente da entidade.
Com a neutralidade de Dino, a eleição da Famem caminha para voltar ao seu curso normal onde a reeleição de Erlânio é tida como favas contadas, até pelo trabalhos de fortalecimento do municipalismo, principal carro chefe de sua gestão e pelo elevado número de apoios.
Fábio Gentil, embora comande um dos maiores municípios do Maranhão e tenha se reelegido prefeito de Caxias com quase 80% dos votos válidos, dificilmente terá chance de sucesso na disputa sem o apoio do Palácio dos Leões, ainda que pertença ao partido do vice-governador.
0 Comentários