Logo Blog
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz

Seja com Lula, Haddad ou outro nome o PT vai estar na disputa em 2022, diz Walter Pomar

O historiado e membro da Executiva Nacional do PT, Walter Pomar, em entrevista na tarde de ontem em São Luís, ao responder pergunta sobre a sucessão presidencial, disse que o mais provável é que em 2022 o PT esteja novamente na disputa tanto no primeiro quanto no segundo. Segundo o dirigente petista, Lula poderá ser o candidato se tiver seus políticos restituídos, caso contrário Fernando Haddad ou outro nome deverá representar o partido.

“A candidatura do Lula tem um potencial muito grande. Se não for Lula, pode ser Haddad ou outro, tem potencial também demonstrado. Nossas chances podem ser maiores ou menores. Essa é a primeira dúvida. A segunda dúvida diz respeito contra quem, porque a situação do Bolsonaro é muito estranha, aparentemente ele é todo poderoso, tem muita influência sobre as principais instituições, agora a situação do país é calamitosa do ponto de vista não só da pandemia, mas do ponto de vista do desemprego e da crise social, então é inevitável que mais cedo ou mais tarde isso coloque o governo numa situação muito difícil”.

Na avaliação de Pomar o PT enfrentará um grande problema caso vença as eleições de 2022: como reconstruir o país, porque, segundo ele, o quadro é calamitoso. “O que está acontecendo com a indústria brasileira é um desastre que vai demorar bastante tempo para reverter. Dar para reverter, o país tem dinheiro, recursos, mas não vai ser fácil, porque já desde de 2015 vem ocorrendo um processo de financeirização redobrada da economia, o grande capital em rebelião e isso prosseguiu depois que a Dilma foi afastada, é como se o empresariado brasileiro não tivesse disposto a ter uma atitude produtiva no âmbito industrial e com esse governo pior ainda”.

Para o dirigente petista, a saída da Ford é um símbolo disso, mas não é o único. Pomar diz que a quantidade de empresa que tem fechado é muito grande e que esse é mais problema que o PT terá que reverter caso volte a governar o país. “Vai ser fácil, não e não tem garantia de que vá acontecer isso, porque todo esforço do governo Bolsonaro e também da direita que não é bolsonarista, mas de direita neoliberal, é tirar o PT da parada. Vocês vejam o que aconteceu agora na eleição da Mesa da Câmara. O alvo é o PT porque eles sabem que na verdade a possibilidade de alterar a política do país é o PT assumir a presidência”.

Na opinião de Walter Pomar, as eleições municipais foram muito ruim para o país porque 75% do eleitorado votou em partidos a direita e 40 milhões de pessoas, um pouco mais um pouco menos, se abstiveram de votar. Para ele isso é muito ruim. “Isso é reflexo da pandemia em primeiro lugar, é reflexo da despolitização, nós não conseguimos mostrar que essa eleição municipal era importante e é reflexo também dos métodos tradicionais de fazer política que a direita usa em qualquer canto”.

“A eleição de 2020 foi ruim para o país, agora ela não é um retrato do que vai acontecer em 2022. Se você olhar na história das eleições nos últimos 20 anos, a relação é muito confusa entre o que acontece na eleição municipal é que acontece na eleição presidencial. As vezes uma coisa leva a outra, as vezes uma coisa não tem nada a ver com a outra. Nós já ganhamos eleições municipais e perdemos presidenciais, nós já perdemos municipais e ganhamos presidenciais, então não me preocupa o impacto sobre 2022, me preocupa o impacto sobre o país, o que significa na prática é que a maioria dos governos eleitos em 2020 não estão fazendo a coisa certa e essa é minha preocupação”, observou o petista.

Walter Pomar cumpre extensa agenda em São Luis desde a tarde quarta-feira (3) e faz palestra sobre conjuntura política social e econômica para a militância de esquerda nesta manhã de quinta-feira (4).

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Buscar

Mais Lidas

Com Flávio Dino, PSB passa a viver um novo momento no estado e no país, diz Bira
PSB deve passar para o comando de Flávio Dino no Maranhão
MPMA denuncia deputado federal Júnior Lourenço por fraude em licitação, peculato e formação de quadrilha
Secretários de saúde são convidados a prestarem esclarecimentos sobre distribuição de vacinas na Assembleia Legislativa
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz