Para que não reste nenhuma dúvida sobre a segurança das urna e do voto eletrônico, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão realiza nesta quarta-feira (24), às 16h, na sede do TRE-MA, uma audiência pública para tratar sobre o assunto e está convidando os interessados a participar do evento.
A votação eletrônica foi muito questionada pelo candidato Jair Bolsonaro, que chegou a defender a volta do voto no papel, mas até hoje, embora já tenham ocorrido várias eleições e algumas auditoria, nada de anormal foi constatado pelos especialistas na matéria.
Segundo informa a assessoria de imprensa do TRE-MA, o objetivo da audiência é apresentar o resultado de auditorias realizadas após o primeiro turno por 5 regionais do país onde houve questionamento da confiabilidade da urna através de notícias falsas que circularam em redes sociais: Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A audiência será presidida pelos desembargadores Ricardo Duailibe (presidente) e Tyrone Silva (corregedor) e os resultados serão exibidos pelo secretário de Tecnologia da Informação do TRE-MA, Gualter Lopes.
Conforme dirigentes do Tribunal todas as auditorias confirmaram a integridade e autenticidade dos sistemas instalados nos equipamentos e que os trabalhos foram observados pela Polícia Federal, Ministério Público, representantes de Ordem de Advogados, partidos políticos e cidadãos comuns, além de observador técnico da Organização dos Estados Americanos, que declarou a coincidência dos votos da urna com os dados enviados para a Justiça Eleitoral totalizar.
0 Comentários