Logo Blog
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz

Rubens analisa dados do IDEB e reforça suas propostas para a educação em São Luís

Após a divulgação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), o deputado federal e candidato a prefeito de São Luís, Rubens Jr (PCdoB), fez uma análise dos dados e destacou a importância do investimento em educação para que São Luís e todo o Maranhão continuem avançando no desempenho.

“Analisando os resultados do IDEB em São Luís, podemos perceber avanços. O trabalho do prefeito Edivaldo, junto às equipes educacionais, educadores e educadoras possibilitou resultados animadores tanto nos anos iniciais quanto nos anos finais do Ensino Fundamental”, destacou Rubens.

De acordo com o índice divulgado pelo Ministério da Educação, as escolas da rede estadual do Maranhão chegaram à média de 3,7, a maior já registrada. Se o recorte levar em consideração apenas São Luís, o índice sobe para 4,1. Antes era 4. Com esse resultado, a capital maranhense ficou entre as seis melhores do país.

Para o candidato, a missão do município é alfabetizar as crianças na idade certa e cuidar daquelas que ainda não foram alfabetizadas até o final dos anos iniciais ou que estão em distorção idade-série. Assim, poderão fazer um percurso exitoso e chegar preparadas para o Ensino Médio.

Rubens reforçou, ainda, que bons resultados educacionais dependem das condições econômicas das famílias dos estudantes, “por isso também estamos propondo a Renda Básica Infantil para, ao lado da educação, ajudar a romper o ciclo de pobreza e desigualdade. O auxílio, no valor de R$ 100 será destinado a cada família carente com criança de 0 a 6 anos. A contrapartida seria a presença na rede pública escolar e carteira de vacinação em dia”, explicou.

Plano de Governo para Educação

O pré-candidato do PCdoB reiterou que a São Luís que sonha a educação será prioridade e os avanços serão maiores, pois a capital tem um grande time e educadores e educadoras. “Além disso, temos um diagnóstico detalhado e um Programa de Governo para Educação. Sabemos como fazer e traremos todo apoio e experiência do Governo Flávio Dino”.

Entre as propostas, estão:

Mais Talentos – Concessão de auxílios para incentivar e engajar os alunos em atividades comunitárias e também em recompensa à melhoria do desempenho de alunos com baixo desempenho com vistas à redução da evasão escolar nos anos finais do ensino fundamental e à melhoria do engajamento dos estudantes no aprendizado.

Escola Massa – Estabelecimento de um padrão de qualidade física para a rede municipal e construção de escolas-modelo com infraestrutura de disponibilização de internet, biblioteca, laboratórios, quadras, espaços lúdicos, servindo também como equipamento de cultura, esporte e lazer para toda a comunidade. Formação de equipes multidisciplinares com pedagogos, nutricionistas e psicólogos para acompanhamento de professores e alunos.

Tempo Integral – Estruturação do Núcleo de Tempo Integral na Secretaria Municipal de Educação para prospectar parcerias com agentes do setor privado para a ampliação do tempo integral na rede pública (Todos pela Educação, Ensina Brasil, etc) e definição de uma matriz curricular e marcos legais com caráter democrático e participativo. Fortalecimento da cultura e do esporte na escola, vinculando as leis de incentivo à atuação dos grupos nos espaços de educação.

Fortalecimento do currículo – Fortalecimento da cultura popular, da inovação, da educação 4.0, da história africana e indígena e da educação ambiental no currículo do ensino infantil e básico, inclusive em articulação com a ampliação do ensino em tempo integral e a construção de uma matriz curricular diferenciada para essa metodologia.

Valorização Docente – Implementação de um programa de formação continuada da rede docente do município em parceria com as instituições de ensino superior, públicas e privadas, e promoção da valorização da carreira docente com revisão do plano de cargos e salários, além da ampliação da hora atividade da carga horária para os professores e educadores.

Protagonismo juvenil – Potencializar o protagonismo juvenil a partir de uma formação em termos cognitivos e socioemocionais, articuladas e englobadas em uma Matriz Curricular integralizada.

Mais IDEB Municipal – Premiar estudantes, trabalhadores e as próprias instituições da educação municipal que apresentarem bom desempenho nas avaliações do IDEB.

Pacto pela Vida – Implantar programa municipal de prevenção às drogas ou repaginar o PROERD (realizado em parceria com a SSP-MA), em parceria com a Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social e Secretaria Municipal de Educação.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Buscar

Mais Lidas

Edivaldo reúne com PSD para traçar estratégia da pré-campanha
Eleições 2022: PT lança hoje em São Bento "Caravana Lula Livre, Brasil Livre"
Rubens Jr destaca mudanças na Câmara Federal com novo Regimento Interno
Programa Dívida Zero chega ao Pátio Norte Shopping nesta segunda-feira (20)
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz