Após o pleito municipal que mostrou a força dos partidos no estado, uma nova disputa já movimenta os bastidores políticos: a eleição para presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), que ocorrerá em janeiro.
O candidato do MDB, prefeito eleito de Bacabal, Roberto Costa, com o apoio das base dos partidos que apoiam o governo Carlos Brandão assume ares de franco favorito e já fala até um buscar a unidade para a composição de chapa única.
Roberto terá que mostrar muita habilidade de quiser ser aclamado já que a prefeita reeleita de Chapadinha, Dulcilene Belezinha (PL), com o apoio dos prefeitos liderado pelo deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL) também teve nome lançado.
Pelo número de prefeitos que os partidos colheram nas urnas na eleição de 6 de outubro, Roberto Costa leva ampla vantagem sobre Belezinha. Ela não teria a menor chance na disputa contra o grupo liderado por Brandão tendo Roberto como candidato.
De saída, os partidos que formam a base de sustentação do governo somam 129 votos, caso não haja traição, dos 217 possíveis, portanto algo impossível de ser revestido já que contaria como certo apenas com o apoio garantido de 41 prefeito do PL mais 19 do Republicanos e outros 18 do PDT, número insuficiente para medir força com o candidato do MDB.
Diante do quadro que se apresenta e da disparidade de apoio entre os dois principais candidatos (existem outros nome mostrando interesse) tudo indica que Roberto Costa será presidente da Famem a partir de janeiro de 2025, ainda que Belezinha venha manter a candidatura.
O prefeito eleito de São Mateus, Miltinho Aragão, abandonado pelo governador em seu projeto de comandar a Federação após ser um dos mais entusiastas de sua reeleição em 2022, já não estaria disposto a colocar o nome no páreo e pode compor com Roberto, evitando desgaste no grupo governista.
0 Comentários