Parlamentar de primeiro mandato, mas com uma vasta experiência na vida pública, a deputada Iracema Vale (PSB) precisou de apenas cinco meses na presidência da Assembleia Legislativa para conquistar a confiança do governador Carlos Brandão, do plenário, se consolidar como liderança política e garantir antecipadamente um segundo mandato como dirigente do legislativo estadual.
A deputada, diante do consenso verificado durante a votação do projeto de resolução do deputado Antônio Pereira (PSB) autorizando a eleição a partir da segunda quinzena de deste mês de junho, está garantida na presidência até 2026, ano da eleição para governador, senador, deputados federais e estaduais.
Em entrevista ao portal Imirante nesta quinta-feira (1º), Iracema foi cautelosa ao falar que a chapa ainda será discutida, mas nos bastidores do legislativo, a única discussão que ainda resta é a composição dos demais cargos da Mesa Diretora, já que a eleição está sendo antecipada justamente para garantir a permanência da atual presidente.
É justamente na composição da futura Mesa que existe alguma tensão e possibilidade de alguns membros perderem seus cargos, porém articuladores buscam o entendimento e trabalham para que a eleição seja consensual. Mas é fato que a primeira vice-presidência e a segunda secretaria têm sido motivo de discussão nos bastidores.
0 Comentários