Logo Blog
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz

Quem é quem no jogo sucessório da capital

Uma entrevista do pré-candidato a prefeito de São Luís, Jeisael Marx (REDE), ao programa Bom Dia Mirante, na manhã desta sexta-feira (27), em que surpreendeu alguns ao afirmar que não pertenceria ao grupo do governador Flávio Dino, causou polêmica e logo a interpretação pelos ‘pitaqueiros’ de plantão de um suposto racha na aliança que dá sustentação política ao Governo do Estado e prefeitura da capital.

Para que não fique dúvidas sobre a que grupo pertence cada pré-candidato que já se apresentou até agora, o blog mostra vinculação de cada um e quem são seus padrinhos políticos para que não reste nenhuma, por exemplo, sobre quem são os palacianos, oposição, aqueles que embora sendo independentes mostram simpatia ou possuem bom relacionamentos com as administrações estadual e municipal.

São considerados candidatos de Flávio Dino a prefeito de São Luís todos que pertencem a partidos que formam a base de sustentação governo e nesse grupo encontram-se Rubens Pereira Júnior (PCdoB), Bira do Pindaré (PSB), Neto Evangelista (DEM) Duarte Júnior (PCdoB), Osmar Filho (PDT) e Carlos Madeira (Solidariedade), sendo que este último vai se desligar do exercício da magistratura dia 10 de janeiro e filiar dia 17 do mesmo mês.

Considerado favorito, segundo as pesquisas divulgadas até o momento, o deputado federal Eduardo Braide (Podemos) é oposição e está praticamente acertado com o PSDB para ter em seu palanque o senador Roberto Rocha, que teve 1% na eleição para o Governo do Estado em 2018; Ricardo Murad, que responde a vários processos por desvio de dinheiro da Saúde do Maranhão e o ex-governador José Reinaldo Tavares, rejeitado na última eleição para o Senado.

Na eleição de 2020, o sarneysismo será representado pelo deputado estadual Adriano Sarney (PV). A sua tia, a ex-governadora Roseana, embora tenha sido lançada pré-candidata pelos dirigentes do MDB, é considerada carta fora do jogo sucessório municipal. Nem os emedebistas acreditam que ela tenha coragem de se candidatar e correr o rico de sair do pleito menor que entrou.

No bloco independente aparece o comunicador Jeisael Marx. Embora ele se considere um aliado do governador, a Rede Sustentabilidade não faz parte do governo e nem é tido pelos partidos da aliança governista como tal. A REDE é uma legenda que pode ser considerada do arco de aliança do governo, mas não faz parte dele. Podem ser enquadrado neste grupo também Tadeu Palácio ou Alan Garcês (ambos do PSL).

Existem também aqueles que pretendem participar do pleito, mas não encontraram legenda que lhes conceda abrigo. Neste caso são enquadrados os deputados estaduais Wellington do Curso (PSDB) e Yglésio Moisés (sem partido). O primeiro é rejeitado no seu partido, mas não possui carta de anuência para se filiar a outra legenda; o segundo conseguiu se liberar do PDT, mas encontra dificuldade para conseguir uma sigla que aposte em seu projeto político.

Tem os candidatos da esquerda “light”. O PT, a exemplo de pleitos passados, está rachado. O atual presidente Augusto Lobato pretende seguir o projeto político do governador Flávio Dino e compor coligação, enquanto existe uma corrente liderada pelo deputado federal Zé Carlos da Caixa e pelo Conselheiro do TCE-MA, Washington Oliveira defendendo candidatura própria e independente.

A chamada esquerda radical, onde se destacam PSTU e PSOL, que são posição ao governo Flávio Dino, como de costume, devem participar com candidatos próprios, cujo os nomes ainda não foram oficializados. Mesmo assim dá para perceber, temos candidatos para todos os gostos do eleitorado, que até o momento, conforme pontam as sondagens dos mais diversos institutos, ainda não se mostra interessado em discutir sucessão, o que só aumenta a convicção de que a eleição está completamente aberta e vai depender do desempenho dos candidatos.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Buscar

Mais Lidas

Artigo do governador – São Luís: a capital de todos os maranhenses
Carlos Brandão diz que governo está atento ao crescimento dos casos de Covid-19 no Estado
Camarão desiste oficialmente da pré-candidatura ao governo em carta ao PT
Othelino diz que Passaporte Vacinal protege a população e a economia
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz