Um dos principais líderes do PT no Maranhão, o deputado estadual Zé Inácio disse em conversa do o Blog Jorge Vieira que as discussões sobre sucessão municipal entre os partidos que integram a Federação Brasil da Esperança ainda estão em fase muito incipiente, mas que o Diretório Nacional do PT vai reunir na próxima segunda-feira (28) e uma das pautas será a aprovação de uma resolução estabelecendo normas para as eleições de 2024.
Segundo o parlamentar, deverá ser colocado em discussão a política de aliança, prioridade a candidaturas própria nas capitais e grandes cidades, assim como prioridade a candidatos de partidos da base aliada ao governo do presidente Lula. Ele explicou que, no caso de São Luís, as discussões serão conduzidas pelo presidente do Diretório Municipal, Honorato Fernandes, que teve sem mandato prorrogado.
Após a discussões interna, como base no que constará na resolução do Diretório Nacional, a posição do PT de São Luís será levada para apreciação dos demais partidos que integram a Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV). “O PT primeiro define primeiro sua posição e levar para ser avaliada pela Federação”.
Zé Inácio acredita que após o Diretório Nacional definir as diretrizes para as eleições municipais, as conversações internas tende se intensificar, pois até o momento ainda estão muito, incipientes, até porque, segundo o parlamentar, existe um quadro muito indefinido em relação a candidaturas, principalmente no interior do Estado.
“Existe um série de municípios onde os três partidos da Federação ainda não possuem candidatos definidos, ainda não se tem um desenho do quadro onde os partidos vão ter candidatos, acredito que em 80 por cento dos municípios ainda não se tem clareza das candidaturas dos três partidos da Federação. Se até nas grandes cidades não se tem clareza, imagine nos pequenos municípios”, observa Inácio.
O titular do blog perguntou ao deputado sobre a possibilidade do ex-prefeito Edivaldo ser candidato da Federação e ele deu a seguinte resposta: “Edivaldo tem primeiro tem que definir se será candidato ou não. Caso seja, precisa dialogar, principalmente com o Diretório Municipal de São Luís que é quem discutir candidaturas”.
0 Comentários