6 de novembro de 2011

Redação: (98) 98205-4499

06/11/2011 -

Jorge Vieira -

Comente

PSDB revê ideias para tentar voltar ao poder em 2015

Seminário reunirá expoentes tucanos, ‘pais do Real’ e acadêmicos para mostrar que sigla ‘está voltando a pensar’

VERA MAGALHÃES

Há mais de oito anos fora da Presidência, o PSDB inicia amanhã as discussões para tentar quebrar a hegemonia do PT e voltar ao poder.
 

O pontapé será dado no seminário “A Nova Agenda”, promovido pelo ITV (Instituto Teotonio Vilela).
 
Embora a tentativa seja de renovar o ideário tucano, o evento terá uma cara de reencontro, ao reunir o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e alguns dos chamados “pais do Real”, um time de economistas e acadêmicos que atuou no plano de estabilização da moeda.
 
A coordenação do seminário coube aos economistas Elena Landau e Edmar Bacha, ambos egressos do chamado “grupo da PUC-RJ”, que deu as cartas na política econômica nos anos FHC.
 
O evento também terá participações de outros expoentes da era tucana, como os ex-presidentes do Banco Central Persio Arida, Armínio Fraga e Gustavo Franco, que atuam no mercado financeiro.
 
Para tentar aliar o resgate do legado de FHC a novas propostas, o partido chamou também nomes com atuação nas áreas sociais.
 
Segundo o presidente do ITV, o ex-senador Tasso Jereissati, a ideia do seminário é ser o embrião da revisão programática do partido.
 
“A agenda que se tem hoje é a que o partido formulou e implementou há quase 20 anos. Depois disso não se pensou mais o país. O PT se apropriou da nossa agenda e não avançou”, disse à Folha.
 
O ex-senador faz um mea culpa pelo fato de o PSDB não ter defendido o que foi feito por FHC, sobretudo na economia. “Existe um erro que é entregar as campanhas políticas a marqueteiros”.
 
Até sexta-feira a cúpula do PSDB não contava com a presença do ex-presidenciável José Serra. Preterido para o comando do ITV, Serra trava, desde então, embates por espaço na legenda. Aliados disseram que o seminário foi montado para alavancar a pré-candidatura de Aécio Neves à Presidência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RADIO

Rádio Timbira Ao Vivo

Buscar

Nossa pagina