Logo Blog
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz

PSDB de Roberto Rocha sai do pleito com pinta de nanico

O PSDB, que já foi considerado um dos maiores partidos do Maranhão até 2017 quando o comando estadual foi tomado do vice-governador Carlos Brandão e entregue ao senador Roberto Rocha, logo após o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin assumir o comando nacional da legenda, saiu do pleito municipal desde ano com pinta de legenda nanica e tendência de ser varrida do mapa político estadual.

Com Brandão no comando na eleição municipal de 2016, o PSDB conseguiu eleger 28 prefeitos, enquanto em 2020, sob a direção de Roberto Rocha, o partido foi vitorioso em apenas quatro prefeituras. Seu principal escudeiro ao assumir o comando da sigla, ex-prefeito de Imperatriz Sebastião Madeira, ao tentar este ano voltar ao comando do município, segundo maior colégio do Estado, acabou em terceiro lugar.

A derrocada dos tucanos começou em 2018, a partir do rompimento da aliança vitoriosa com o PCdoB feita em 2014 quando cedeu o então deputado federal Carlos Brandão para compor como vice a chapa de Flávio Dino que derrotou o candidato do MDB, Edinho Lobão, pondo fim ao reinado do grupo Sarney no Maranhão

Como consequência do rompimento, se desligaram do partido o vice-governador Carlos Brandão, 28 prefeitos, dois deputados estaduais (Sérgio Frota e Neto Evangelista) e dezenas de vereadores, dentre eles dois da capital (Gutemberg Araújo e Josué Pinheiro).

Sob a liderança de Roberto Rocha, hoje um fiel aliado do presidente Jair Bolsonaro,  o PSDB trocou lideranças de peso e com mandato por nomes inexpressivos que ajudaram a afundar o partido. Um ato de filiação promovido pela legenda em 2018 acabou virando piada por constar nas relação de filiados figuras como João Câncio e João Bentivi, dois personagens folclóricos.

Para completar a agonia no ninho dos tucanos, em 2018 Rocha lançou sua candidatura ao governo e foi rejeitado nas urnas obtendo votação humilhante; apenas 2% dos votos válidos. De lá pra cá, a legenda dos tucanos só definhou. Nesta eleição de 15 de novembro, aliado a Bolsonaro, acabou de naufragar.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Rádio

Buscar

Mais Lidas

Faltando dois dias para a eleição, Edivaldo se mantém distante e focado só na gestão
Presidente do PCdoB enquadra Braide após nova denúncia da Folha: ‘Mente para a cidade que pretende governar
Folha: TRF decide em dezembro em qual instância fica inquérito que envolve Braide
Pesquisa Real Biga Data aponta empate técnico entre Braide e Duarte
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz