O resultado da pesquisa Quaest contratada pelo Sistema Mirante aponta que os eleitores de São Luís não estão seguindo as orientações do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ambos em plena campanha para seus candidatos Os dois líderes nacionais não conseguem fazer o eleitor mudar de opinião e muito menos a tendência em favor do prefeito Eduardo Braide (PSD) e seu projeto de reeleição. Nada menos que 60% dos entrevistados declararam voto no chefe do Executivo municipal, cujo trabalho realizado pela gestão tem sido seu principal cabo eleitoral.
Duarte Junior (PSB), o candidato do presidente Lula, do ex-governador Flávio Dino e do governador Carlos Brandão (PSB); da presidente da Assembleia Legislativa Iracema Vale e do presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Paulo Victor (PSB), por mais que se esforce e apresente propostas para tornar a cidade mais humana, até o momento, pelos números apresentados pela Quaest, não tem sido suficiente para reverter o quadro desfavorável. O candidato e seus 21% de intenção de voto, apenas escancara o fosso que separa o prefeito e seu principal adversário.
O carro do milhão, a presença de Lula na campanha e a ampla aliança articulada pelo Palácio dos Leões pra turbinar a campanha de Duarte em nada influenciou na tendência do eleitorado, apenas confirmou a possibilidade da eleição ser definida logo no primeiro turno, já que o candidato apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, deputado estadual Yglésio Moisés (PRTB) encontra-se em situação muito pior, visto que apenas 2% dos entrevistados manifestaram intenção de votar nele.
Yglésio entrou na política pela porta do PT, se reelegeu pelo PSB, dois partidos de esquerda, porém, após ter interesses contrariados, vestiu capa de conservador, se agarrou com Bolsonaro, de olho no eleitorado deste segmento, mas pelo visto o tiro saiu pela culatra, o capitão fez foi ajudar enterrar a candidatura, pois caso seja aplicada a margem de erro, fica zerado. O deputado deveria saber que o eleitorado da capital tem muito pouco de conservadorismo, bastava ver o resultado da eleição presidencial em 2022.
Com o fracasso dos candidatos apoiados por Lula e Bolsonaro, conforme revela a pesquisa, Braide continua sem sombra em sua caminhada pela reeleição. Com Duarte 29 pontos atrás de Braide, segundo o levantamento da Quaest, e com os outros cinco candidatos sem menor poder de reação, o prefeito caminha para renovar o mandato já no primeiro turno, porém é bom lembrar que eleição só termina na contagem dos votos, por isso nunca bom clima de euforia com a campanha em andamento.
Mas pelo andar da carruagem, Lula, Brandão e Bolsonaro tem muito pouco a contribuir com seus candidatos, pelo menos foi o que o que apontou a pesquisa.
0 Comentários