Logo Blog
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz

Prefeitura presta assistência domiciliar de saúde pelo programa Melhor em Casa

Programa desenvolvido pela prefeitura dar assistência a pacientes em casa

Programa desenvolvido pela Prefeitura de São Luis  dá assistência a pacientes em casa

A Prefeitura de São Luís continua investindo em alternativas para facilitar o atendimento de saúde na capital. Uma delas, que tem apresentado resultados positivos e um alto índice de satisfação do público assistido, é o programa Melhor em Casa, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus). O programa estende o atendimento a pacientes dos Socorrões I e II pela via domiciliar.

A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, ressalta que os benefícios do Melhor em Casa têm alcance amplo. “Temos uma realidade de hospitais com grande procura e, com a assistência domiciliar, estamos conseguindo diminuir o tempo de internação e disponibilizar leitos para outros pacientes. É uma dinâmica que favorece toda a população e alivia a rede de saúde”, afirma. O atendimento humanizado é um direcionamento do prefeito Edivaldo para a área de saúde.

Na tarde desta segunda-feira (13), ums equipe do programa visitou a aposentada Ana Gomes, de 95 anos, que desde abril, quando sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral), teve o quadro de saúde agravado ficando sem falar e andar. Depois de passar um período internada no Socorrão, ela foi para casa e agora conta com atendimento domiciliar. “É uma tranquilidade muito grande receber a equipe de saúde em casa. Aqui em casa é melhor para ela e para mim, que sou a cuidadora”, disse a filha da paciente, Silvana Gomes Silva.

“Além de receber médico, enfermeira, nutricionista, terapeuta e fisioterapeuta, que compõem a equipe multidisciplinar da Semus, minha mãe também recebe materiais como seringas, gaze, soro fisiológico, luva de procedimentos e fraldas descartáveis, entre outros itens utilizados no cuidado com o paciente, o que representa um economia para a família”, completou Silvana Gomes.

O médico Vinicius Lima, que coordenou a visita, disse que o programa é muito importante, pois promove uma assistência mais humana. “É importante também porque faz com que o paciente tenha mais estabilidade clínica. O paciente não tem tanta intercorrência, porque ele está em um ambiente com menos risco de infecção do que o ambiente hospitalar”, observou o médico.

FAVORECENDO A RECUPERAÇÃO

O objetivo do programa é otimizar o acompanhamento do paciente, favorecendo a recuperação total no menor tempo possível. O Melhor em Casa atende prioritariamente pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica.

No momento, 32 usuários – sendo 16 oriundos do Socorrão I e outros 16 do Socorrão II – são acompanhados em suas residências, onde recebem a assistência necessária de equipes multidisciplinares, formadas por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeuta, até a cura. Para que um paciente seja enquadrado no Melhor em Casa é exigido que atenda a pelo menos 13 critérios clínicos, que incluem estabilização do quadro de saúde e condições para a recuperação, entre outros.

1 Comentário

  1. Maria das Merces Cabral disse:

    Hoje eu visitei uma amiga, e fiquei sabendo que a prefeitura tem um programa fantástico, que é o melhor em casa, ela me falou que muito bom, é que todo mundo saiba o quanto é importante esse programa. Parabéns!

Deixe o seu comentário!

Buscar

aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz