Logo Blog
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz

Prefeitura oferece 260 vagas em cursos profissionalizantes na área do Itaqui-Bacanga

Curso de Caldeiraria foi iniciado esta semana 
com duas turmas de 20 alunos
A Prefeitura de São Luís, através do Programa de Recuperação Ambiental e Melhoria da Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga, oferecerá cursos de capacitação profissionalizantes de Caldeiraria, Maçarico e Soldagem aos moradores do eixo Itaqui-Bacanga. Os cursos foram escolhidos a partir de pesquisa realizada para conhecimento das áreas de maior demanda de mão de obra pelos empregadores na região.
Os cursos serão ofertados nos próximos quatro meses com um total de 260 vagas divididas em 13 turmas. O processo de capacitação está alinhado com as políticas de governo incentivadas pelo prefeito Edivaldo para geração de emprego e renda para a população de São Luís. O curso de Caldeiraria foi iniciado esta semana com duas turmas de 20 alunos. Segundo a coordenadora do projeto, Elga Mota Oliveira, ao fim do curso os alunos passarão por uma oficina de encaminhamento ao mercado de trabalho.
“Ao fim de cada turma, os alunos passarão por uma oficina de encaminhamento ao mercado de trabalho, onde aprenderão a como fazer um currículo, como se portar em uma entrevista de emprego e a lista de empresas que necessitam dos profissionais com as habilidades adquiridas durante o curso. Além disso, esses alunos serão acompanhados e a cada dois meses, a nossa equipe entrará em contato com eles para saber se eles já estão empregados”, destacou a coordenadora.
A estudante Jaiane Carvalho elogiou a iniciativa da Prefeitura e alimenta esperança de entrar em breve no mercado de trabalho. “Foi um projeto muito bem elaborado, que atinge uma parte da população carente de formação para um mercado também carente de mão de obra especializada. Por ser um projeto da Prefeitura e oferecido pelo Senai, as pessoas se interessaram pelo curso”, explicou.
O profissional de caldeiraria é muito requisitado pela indústria e trabalha na área de montagem industrial de estruturas, desenho, corte e dobras de chapas. Esse profissional é inserido tanto pela indústria metalúrgica, petroquímica quanto pela engenharia civil. As aulas acontecem nos turnos da manhã e tarde e tem carga horária de 160h.  Essa primeira turma é formada por alunos da Vila Ariri, Anjo da Guarda e Mauro Fecury. Duas novas turmas para o mesmo curso estão previstas para setembro.
Já o curso de Maçarico tem data de início prevista para o dia 1º de setembro com turmas nos turnos vespertino e matutino. Nestas primeiras turmas, serão atendidos moradores da Vila Nova, Anjo da Guarda e Vila Mauro Fecury. Em novembro serão abertas duas novas turmas destinadas a moradores dos bairros São Raimundo, Vila Embratel e Sá Viana. O cursos tem carga horário de 40h.
As aulas de Solda Eletrodo Revestido tem previsão de início para novembro e carga horária de 160h. Também serão oferecidas 20 vagas em dois turnos, matutino e vespertino. A formação beneficiará moradores dos bairros Anjo da Guarda, Mauro Fecury, Vila Nova e São Raimundo.
O Senai foi contratado para realizar a formação dos alunos. As aulas serão ministradas nas comunidades, em espaços escolhidos pela coordenação do projeto em conformidade com as condições de segurança e higiene. O Senai disponibilizará nestes espaços a estrutura necessária para realização das aulas.
PRÓXIMAS INSCRIÇÕES
Na próxima terça-feira (26), será realizada uma reunião na Paróquia de São José Operário, no bairro Vila Nova, para apresentar o projeto e os três cursos aos moradores do eixo Itaqui-Bacanga. Os interessados em se inscrever em uma das capacitações devem comparecer ao local com a original e xerox do RG, CPF, comprovante de residência e certificado de conclusão/declaração de conclusão do ensino médio.
As inscrições estão disponíveis para os moradores dos bairros Vila Nova, Vila Embratel, Sá Viana, Vila Mauro Fecury, Anjo da Guarda, São Raimundo e Vila Ariri. Os cursos serão ministrados no turno matutino, a partir das 9h30, e no turno vespertino, a partir das 15h.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Buscar

Mais Lidas

Bastidores fervilham com a proximação da definção de Dino sobre o candidato do grupo
PT e Rede Sustentabilidade costuram aliança para 2022
"Tenho convicção que  Edivaldo estará no segundo turno e será vitorioso", diz César Pires
Morre o jornalista Cunha Santos, aos 69 anos
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz