O quadro financeiro encontrado na Prefeitura de São Luís no início da atual administração foi apresentado por secretários municipais a todos os 31 vereadores, na tarde desta quarta-feira (20), no plenário da Câmara Municipal de São Luís.
Os secretários Rodrigo Marques (Governo), José Cursino Raposo (Planejamento), Sueli Bedê (Fazenda) e Osmar Filho (Assuntos Políticos) participaram da reunião de trabalho, solicitada pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior. Aos vereadores foram fornecidas informações pormenorizadas sobre o quadro financeiro do município.
“Expusemos aqui, a todos os vereadores, a situação crítica financeira e fiscal em que encontramos a Prefeitura, de modo que esta reunião foi da maior importância porque serviu como ponto de partida para uma discussão que se pretende que a partir de agora seja cada vez mais costumeira na agenda da atual administração”, declarou o secretário Rodrigo Marques.
Questionados pelos vereadores, os secretários José Cursino Raposo e Sueli Bebê forneceram dados técnicos sobre a arrecadação de tributos, dívidas, restos a pagar, pagamento de folha de pessoal e sobre serviços de fornecedores, e também sobre problemas crônicos especialmente nas áreas da educação, saúde e infra-estrutura.
“Fornecemos as informações essenciais sobre as receitas, despesas e principalmente sobre o estoque de restos a pagar, que beira a casa de R$ 1 bilhão”, afirmou o secretário José Cursino Raposo.
O secretário Rodrigo Marques ressaltou a importância da iniciativa do prefeito Edivaldo Holanda Júnior em apresentar à Câmara os detalhes da situação financeira do município. “Ele se colocou à disposição desta Casa, num gesto de respeito e transparência da nova gestão com o Legislativo municipal”, frisou. Ele ressaltou que “é uma diretriz do prefeito Edivaldo Holanda Júnior manter este diálogo e parceria com os vereadores, mediante a transparência”.
A postura transparente do governo foi destacada durante a reunião pelo presidente em exercício da Câmara, vereador Astro de Ogum (PMN), que elogiou a iniciativa inédita do prefeito em colocar o Executivo municipal à disposição para esclarecimentos de forma espontânea.
Rodrigo Marques informou ainda que, na próxima quarta-feira (27), será realizada uma audiência pública, também com a participação de representantes da Prefeitura de São Luís. De acordo com o que reza a Lei de Responsabilidade Fiscal, que preconiza que tem de haver audiências públicas nos meses de fevereiro, maio e setembro, para que o Executivo municipal apresente ao Legislativo o relatório da gestão fiscal de cada quadrimestre.
Relacionado
0 Comentários