Logo Blog
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz

Prefeitura cria grupo de trabalho para discutir Conselho Municipal de Comunicação

Secretário Márcio Jerry (C) apresentou proposta
de criação do Conselho de Comunicação
A Prefeitura de São Luís realizou na manhã desta quarta-feira (31) a primeira reunião preparatória para a implantação do Conselho Municipal de Comunicação Social. O evento contou com profissionais da comunicação e entidades representativas da sociedade civil. Na oportunidade, foi criado grupo de trabalho para elaborar a proposta de criação do Conselho, que terá sua primeira reunião na próxima terça-feira (06), às 9h.
Ao fazer a abertura do evento, que aconteceu no auditório Reis Perdigão, no Palácio de La Ravardière, o secretário de Comunicação, Márcio Jerry, enfatizou o apoio do prefeito Edivaldo Holanda Júnior à iniciativa e a importância da criação do Conselho para o município.
“É de interesse da gestão do prefeito Edivaldo ampliar canais de comunicação com a sociedade, aprofundando ainda mais o diálogo com a população. Não se pode fazer uma administração transparente sem um modelo de comunicação eficiente, voltado para as comunidades”, disse Márcio Jerry.
O Conselho Municipal de Comunicação Social será um órgão de caráter consultivo e deliberativo que tem a finalidade principal de propor políticas públicas de comunicação por meio da ampla participação popular. O titular da Secom explicou que esta é a primeira etapa para a concretização do pleito de uma televisão pública pelo município.
“Até dezembro estaremos requerendo a outorga do Canal da Cidadania junto ao Ministério das Comunicações. A porta de entrada para esse canal é o município”, disse Jerry. Junto com a TV Cidadania, a outorga do Ministério das Comunicações carrega ainda quatro outros subcanais: um para o governo do estado, um para a Câmara Municipal, dois comunitários e, no caso de ser requisitado, um para o governo federal.
Logo após as explanações do secretário de Comunicação, os presentes puderam participar com sugestões, apontando temas de relevância para serem discutidos e fazendo encaminhamentos.
Para o professor do curso de jornalismo da Universidade Federal do Maranhão, Carlos Agostinho, o conselho deve ter como premissa a pluralidade. Ele destacou outras iniciativas a serem tratadas pelo Conselho, como o canal de internet público, e a programação da TV Cidadania como forma de facilitar a democratização da Comunicação.
Participaram do evento os Sindicatos dos Jornalistas Profissionais de São Luís, dos Radialistas de São Luís, a Associação Brasileira de Rádios Comunitárias no Maranhão (Abraço-MA), Associação Maranhense das Emissoras de Rádio e Televisão, Associação dos Cronistas e Locutores Esportivos do Maranhão (Aclem), Agência Matraca, Curso de Comunicação da UFMA, Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), Sindsep/MA, EBC (Empresa Brasileira de Comunicação), Câmara de Vereadores de São Luís, entre outros.
DEMOCRATIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO
O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Luís, Douglas Cunha, considerou o encontro um momento rico e de grande importância na estratégia de democratização da comunicação. “A comunicação deve ser levada para todos os cantos da ilha”, defendeu.
Radialista com atuação há vários anos em São Luís, Jota Kerly, dirigente do Sindicato dos Radialistas do Maranhão, disse que o Conselho Municipal de Comunicação Social será um espaço democrático para levantar bandeiras da área que até então são levantadas em nível nacional.
“Agora o município está trazendo à tona essa discussão no âmbito do estado. É bastante salutar para nós trabalhadores do meio de radiodifusão”, avaliou, ao parabenizar a prefeitura pela iniciativa.
Representando a Associação Maranhense das Emissoras de Rádio e Televisão, o empresário Paulo Falcão, do grupo Zildêni Falcão, considerou a reunião um momento histórico para a comunicação de São Luís. “Vai ser um grande ganho que teremos. A nossa associação recebe com muito carinho a criação desse conselho”.
Na ocasião, Falcão falou do modelo de transmissão digital adotado no País e informou que, no próximo ano, as emissoras de onda média (AM) já poderão operar na banda de frequência modulada.
O presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), Francisco Gonçalves, destacou como fundamental a necessidade de implantação do Conselho como forma de se abrir o debate sobre inúmeros pontos que precisam ser abordados sobre a comunicação e afirmou que a comunicação ocupa lugar estratégico no campo cultural.
O presidente da Aclem, Tércio Dominici, exaltou a atual gestão por reabrir e restabelecer o contato com o segmento.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Rádio

Rádio Timbira Ao Vivo

Buscar

Mais Lidas

"Bolsonarismo lidera em São Luís com Braide", destaca mídia nacional
Rubens e Honorato reúnem movimentos sociais para debater propostas para o segmento
Quase metade do eleitorado não aprova apoio de Bolsonaro em São Luís
Deputado levanta suspeita e diz que pesquisa do Ibope foi manipulada
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz