Logo Blog
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz

Prefeito Edivaldo entrega Praça da Bíblia, reconstruída por meio do São Luís em Obras

O prefeito Edivaldo Holanda Junior entregou, na noite desta terça-feira (4), a Praça da Bíblia, que foi totalmente reconstruída por meio do programa São Luís em Obras. O local recebeu projetos de paisagismo, urbanização, iluminação, entre outras melhorias que tornaram o espaço mais moderno e organizado. A nova praça é mais um ambiente de lazer, convivência, prática esportiva e cultural na cidade e soma-se ao maior pacote de investimentos realizados pela Prefeitura de São Luís no Centro da capital nas últimas décadas.

“A Praça da Bíblia é um espaço com 42 anos de história e estava totalmente comprometida. Nós reconstruímos a praça e agora estamos entregando mais um espaço totalmente requalificado no Centro, onde estamos fazendo o maior investimento das últimas décadas. Estão em obras espaços importantes como o Parque do Bom Menino, Nhozinho Santos, praças da Misericórdia e da Saudade, Largo do Carmo, Praça João Lisboa, Rua de Nazaré e entorno, a Fonte do Bispo, Mercado das Tulhas, entre outras apenas no Centro. Com isso, estamos recuperando a área central da cidade, trazendo as famílias e devolvendo o sentimento de pertencimento dos moradores. Este é o programa São Luís em Obras por meio do qual estamos transformando toda a cidade, inclusive reformando ou reconstruindo mais de 100 praças”, destacou o prefeito Edivaldo. As obras do Largo do Carmo, Praça João Lisboa e Mercado das Tulhas contam com a parceria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Durante a inauguração da nova Praça da Bíblia o prefeito Edivaldo esteve acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda; do vice-prefeito, Julio Pinheiro; dos secretários municipais de Projetos Especiais, Gustavo Marques; Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo; Fazenda, Delcio Rodrigues; Governo, Pablo Rebouças; de Planejamento, Cursino Moreira; de Representação Parlamentar, Nonato Chocolate; do Turismo, Socorro Araújo; de Trânsito e Transporte, Israel Pethros; da presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela; do presidente da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico, Aquiles Andrade; do superintendente do IPHAN no Maranhão, Maurício Itapary; do coordenador do Comitê Gestor da Praça da Bíblia, Edimilson Gama Sousa e de um representante do Conselho Tutelar da Área Centro, Daniel Ferreira.

Em função do simbolismo que o logradouro tem, lideranças católicas e evangélicas participaram da solenidade de inauguração do espaço, a exemplo do Padre César, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Coroadinho e do Pastor Charles, da Igreja Batista Central.

O vice-prefeito, Julio Pinheiro, afirmou que a entrega da Praça da Bíblia é mais um compromisso da gestão do prefeito Edivaldo que foi cumprido. “Esta é mais uma obra importante do Centro que foi entregue. Esta praça tem um simbolismo muito importante por tudo que ela representa para a cidade. Agora é mais um espaço de lazer, prática esportiva e atividades culturais”, disse.

PRAÇA DA BÍBLIA

Fundada há 42 anos, a Praça da Bíblia já foi palco de grandes eventos, mas nos últimos anos ficou abandonada pelo poder público. A praça e o entorno foram totalmente requalificados com novos projetos de melhoria de pavimentação, paisagismo, iluminação, drenagem, passeios de pedestres, canteiro central, incluindo acessibilidade universal. O objetivo da obra foi organizar e estruturar este espaço urbano, proporcionar a criação de condições para a sua apropriação não só pelos moradores, mas, também, por visitantes e turistas, por meio do lazer e da sua socialização, e ainda, contribuir com a melhoria da qualidade de vida e saúde pública.

O novo espaço, que tem 7.500 metros de extensão, agora conta com três quiosques de alimentação, playground para a recreação infantil, academia ao ar livre para idosos, sala para o Comitê Gestor da Praça da Bíblia, nova parada de ônibus, abrigo de táxi, local para banca de revista, área verde, área livre para recreação, passeios, espaço para a realização de eventos sociais e culturais.

Foi implantada iluminação em LED, que é mais eficiente e econômica, além de novo mobiliário urbano como bicicletário, lixeiras para o descarte adequado dos resíduos sólidos, bancos, guarda-coco, entre outros. Toda a estrutura conta com rampas para acesso por pessoas com dificuldades de locomoção, banheiros, inclusive para pessoas com deficiência e sinalização.

O titular da Sempe, Gustavo Marques, afirmou que todas as obras executadas no Centro têm como objetivo oferecer novos atrativos para a população. “A Praça da Bíblia, assim como outros espaços que o prefeito Edivaldo está requalificando no Centro, era uma área sem atrativos para a população. Agora é mais um espaço que pode ser usado pelos moradores do entorno, de outras áreas da cidade e turistas, pois tem uma variedade de equipamentos de lazer, promoção da saúde e socialização”, disse.

APROVAÇÃO

A nova praça vai beneficiar moradores de bairros como Centro, Lira, Belira, Vila Passos e outros do entorno. Eles aprovaram a nova praça, pois ela acabou com o aspecto de abandono que a área teve por décadas devido à falta de infraestrutura. Com isso, a área ficou mais valorizada e os moradores terão opção de lazer e prática esportiva a poucos metros de casa.

Segundo Sílvia Cantantede, que mora nas proximidades há 20 anos, esta é a primeira vez que a praça passa por obras neste período. “A antiga praça era horrível, cheia de buracos. A gente não tinha segurança porque era tudo escuro. Agora a praça tá bonita, a gente pode frequentar”, disse.

Edmilson Gama, coordenador do Comitê Gestor da Praça da Bíblia, destacou que o espaço recebeu bem mais que uma reforma. “Nossa praça foi reconstruída. Esta foi uma luta de anos junto a várias gestões e agora saiu. É uma nova praça que pode ser usada por idosos, crianças e a população em geral”, afirmou.

Representante do Conselho Tutelar da Área Centro, Daniel Ferreira afirmou que toda a região ganhará nova vida com todas as obras em andamento. “Estamos recebendo a Praça da Bíblia totalmente reformada, o Parque do Bom Menino e o Nhozinho Santos também estão em obras. Isto é um ganho muito grande para a região, pois vai trazer qualidade de vida para a população, os jovens vão ter onde praticar esportes, as crianças terão onde brincar, os idosos vão poder se exercitar. É realmente um ganho muito grande”, comentou.

RECUPERAÇÃO DO CENTRO

A reabilitação do Centro de São Luís é um desafio que a gestão do prefeito Edivaldo assumiu e vem obtendo resultados positivos, buscando, sobretudo, resgatar as características originais destes espaços urbanos, integrando-os novamente ao dia a dia dos moradores do entorno. Trata-se do maior plano de obras já executado na região do Centro nas últimas décadas, uma iniciativa da Prefeitura em parceria com o IPHAN e também por meio do programa São Luís em Obras.

Com o São Luís em Obras, além da Praça da Bíblia, que foi entregue hoje, estão sendo reformados também o Parque do Bom Menino, Praça da Saudade, Praça da Misericórdia, a urbanização da Fonte do Bispo e a reforma de Casarão na Rua Portugal, para abrigar órgãos da administração municipal. Todas estas obras estão sendo feitas por meio de recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Por meio do São Luís em Obras também estão passando por reforma os casarões na Rua do Giz, e na Rua da Palma, que abrigarão famílias em situação de vulnerabilidade social. O casarão nº 53, na Rua do Giz, está sendo recuperado para sediar a Escola Municipal de Música (Emmus). Outra obra importante no Centro Histórico de São Luís é o conjunto formado pela Praça João Lisboa, Largo do Carmo, Rua de Nazaré e entorno, obra realizada em parceria com o IPHAN. Já foram entregues, ainda em 2019, a Fonte das Pedras e a Fonte do Ribeirão.

Entre as obras realizadas pelo IPHAN em parceria com a Prefeitura destaque para as praças Deodoro, Panteon e Pedro II, entregues em 2018, e a Rua Grande, concluída em 2019. Também já passaram por reforma a Praça da Alegria e Praça dos Pescadores (no Portinho). Em parceria com a Vale e o IPHAN, está sendo construída uma nova praça no bairro Desterro, a Praça das Mercês, que ocupará uma área que estava totalmente degradada e que passará a ter um equipamento para atividades de lazer, culturais e prática esportiva.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Rádio

Rádio Timbira Ao Vivo

Buscar

Mais Lidas

"Bolsonarismo lidera em São Luís com Braide", destaca mídia nacional
Deputado levanta suspeita e diz que pesquisa do Ibope foi manipulada
Rubens e Honorato reúnem movimentos sociais para debater propostas para o segmento
Debate no primeiro turno na TV Mirante pode não acontecer; Globo quer limitar participação a apenas quatro candidatos
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz