Logo Blog
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz

Prefeito Edivaldo determina celeridade na execução do Programa Bacia do Bacanga

Edivaldo garante saneamento para região Itaqui-Bacanga
Seguindo a determinação do prefeito Edivaldo, as obras do Programa Bacia do Bacanga estão garantindo melhoria da qualidade de vida de mais de 200 mil pessoas que moram na região Itaqui-Bacanga. Entre as ações de grande destaque na área está a construção e ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário da margem esquerda do Itaqui-Bacanga e a ampliação e recuperação do Canal do Rio das Bicas.
 “O programa reflete a preocupação da nossa gestão com o desenvolvimento econômico da área, com a criação de novas oportunidades de trabalho. Buscamos promover melhorias do sistema de abastecimento de água para universalização do serviço, melhorias urbanas ambientais, implantação de equipamentos urbanos para lazer, saúde e cultura, entre outras ações”, afirmou o prefeito.
O Sistema de Esgotamento Sanitário corresponde a aproximadamente 70 km de rede de esgoto e 13 estações elevatórias que permitirão a ligação de mais de 31 mil unidades habitacionais. O titular da Secretaria de Projetos Especiais (Sempe), Gustavo Marques, explicou que a melhoria dos serviços públicos é uma das características do Programa Bacia do Bacanga.
“Essa é uma das maiores ações sanitárias já realizadas pela Prefeitura, e, por isso, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior está de parabéns, porque está sempre buscando efetivar ações de infraestrutura que, no caso dessa obra, deve beneficiar 31 mil famílias em 30 bairros do eixo Itaqui-Bacanga”, ressaltou o titular da Sempe.
Como forma de ampliar a visibilidade e transparência das ações, a Prefeitura fez uma exposição do andamento das obras durante esta semana para membros da Associação Comercial do Maranhão. O secretário Gustavo Marques detalhou o andamento das várias obras previstas no programa e o impacto para a comunidade.
Ele destacou que a ampliação e recuperação do Canal do Rio das Bicas está com 75% dos serviços concluídos. A obra compreende o trecho entre a Rua São Pedro e a Avenida Vicente Queiroga, totalizando cerca de 2 km de extensão. Será realizada a implantação de galerias tubulares de concreto armado e de demais dispositivos de microdrenagem, beneficiando todo o Polo do Coroadinho e da Salinas do Sacavém.
Na ocasião, foram detalhados os projetos executivos de urbanização, com a construção de espaços públicos e equipamentos comunitários. Estão previstas seis praças, um parque urbano e um calçadão, beneficiando uma população de aproximadamente 15 mil pessoas dos bairros Sá Viana, Jambeiro e Piancó.
Outra ação de extrema importância já em curso é o monitoramento da qualidade da água do Lago do Bacanga. O sistema funciona como subsídio analítico para acompanhamento dos impactos ambientais positivos e negativos desenvolvidos ao longo da bacia hidrográfica, beneficiando 200 mil habitantes.
Gustavo Marques lembrou ainda de obras com impacto na urbanização da área como a construção da Praça do CEU do Coroado, pavimentação de vias e a discussão sobre as vocações econômicas da região. “Certamente a atividade portuária é uma das possibilidade de crescimento que a cidade deve investir, porque São Luís apresenta sinais claros de potencial para fazer dessa atividade uma fonte de crescimento econômico que irá beneficiar a população”, afirmou.

SOBRE O PROGRAMA
O Programa de Recuperação Ambiental e Melhoria da Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga é fruto de parceria da Prefeitura de São Luís com o Banco Mundial e está sendo executado através da Secretaria de Projetos Especiais (Sempe). Na sua criação, o programa foi dividido em três componentes baseados em princípios de sustentabilidade socioambiental de forma a garantir a melhoria dos serviços públicos prestados aos moradores da região.
O componente 1 trata do Desenvolvimento Econômico Local e Fortalecimento da Gestão Municipal, que visa à ampliação da inserção econômica e social da população mais carente. O componente 2 trata sobre Água e Saneamento e tem como objetivo a ampliação e melhorias do sistema de esgotamento e abastecimento de água para universalização do serviço. O componente 3 trata de Melhorias Urbanas Ambientais e, além de melhorias na infraestrutura, contribuirá para o ordenamento do uso do solo e regularização fundiária.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Rádio

Rádio Timbira Ao Vivo

Buscar

Mais Lidas

Debate no primeiro turno na TV Mirante pode não acontecer; Globo quer limitar participação a apenas quatro candidatos
Agiotagem: deputado pede prisão para o prefeito de Pedro do Rosário
Pesquisa do Ibope confirma segundo turno na sucessão da capital
“Somos o único que temos candidaturas coletivas composto por mulheres”, diz Rubens ao anunciar Secretaria Municipal da Mulher
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz