Logo Blog
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz

Pré-candidatos disputam apoio de prefeitos para viabilizarem seus projetos

Três pré-candidatos ao governo apostam em apoio de eprefeitos para viabilizarem seus projetos políticos para 2022. Weverton Rocha (PDT), Carlos Brandão (PSDB) e Josimar de Maranhãozinho (PL) disputam entre si a preferência dos chefes de Executivos municipais, promovendo eventos para dar demonstração de força política e impressionar.

No lançamento da pré-candidatura de Weverton, em Imperatriz, dezenas de aviões povoaram o céu do Maranhão transportando prefeitos para ouvir o apoteótico discurso do candidato foguete que não dá “marche ré”. Seus aliados costumam contar nos dedos quantos chefes de executivos apoiam o projeto pedetista, que segundo afirmam, não tem recuo”

Carlos Brandão não fica atrás. Embora seja mais comedido e não transforme seus eventos em espetáculos, ja promoveu dois encontros com prefeitos, sendo o primeiro em São Mateus e o segundo em Presidente Dutra, onde, segundo postagens em redes sociais, estiveram presentes 103 prefeitos.

Josimar de Maranhãozinho diz que mantém 56 prefeitos sob seu contrôle e cobra lealdade. A cobrança faz sentido, pois muitos dos que estiveram no encongtro patrocinado por ele participaram dos atos públicos de Brandão e Weverton e são. ou eram, considerados, da base aliada do tucanos e do pedetista.

“Nosso “encontro com Prefeitos” foi um sucesso. Tivemos 56 municípios representados, na figura de seus Prefeitos”, comemorou Maranhãozinho em rede social. E pelo tom do discurso é com essa base que conta para se posicionar na corrida ao Palácio dos Leões.

É lógico que ter apoio de prefeito ajuda numa campanha, mas nem sempre o resultado é aquele esperado. Exemplo de eleições anteriores mostram que na hora de votar para governador o eleitor vota no candidato de sua preferência, naquele com quem mais simpatiza, diferente da eleição para deputado que o aliado  acompanha o prefeito, muitas da vezes sem que o candidato federal ou estadual saiba sequer onde fica o município.

Em 1994, dos municípios existentes no estado, apenas um não era governado por prefeito aliado do grupo Sarney, que tinha na deputada federal Roseana sua representante. Epitácio Cafeira contando com o apoio do prefeito Onofre, de Fortuna, um pequeno município, venceu o pleito no voto, embora não tenha sido diplomado.

O resultado da eleição, segundo denúncia da época, teria sido modificado no mapa do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (a contagem dos votos era manual), que teria transferido cem mil votos em branco para Roseana e declarado a filha do então poderoso José Sarney vencedora com uma diferença de apenas 18 mil votos.

Este triste episódio da história política do Maranhão deve servir de exemplo aos pré-candidatos que, ao invés de procurar cativar o eleitorado, como são os casos de Edivaldo Holanda Junior (PSD) e Lahércio Bonfim (PSL) apostam somente em apoio de quem comanda município.

Contar com apoio de prefeito ajuda, sem dúvida, mas não é tudo. Que 1994 sirva de lição.

1 Comentário

  1. Cardoso disse:

    Você falou tudo, Prefeito ajuda, mas as lideranças comunitárias de oposição ao Prefeito tem muitos votos ajuda também, agora não tem estrutura e nem dinheiro.

Deixe o seu comentário!

Buscar

Mais Lidas

PT solicita ao PSB adiamento de decisão sobre candidatura ao governo
Com carisma e humildade Edivaldo Holanda Junior consolida candidatura
Felipe Camarão chama Bolsonaro de "insano e asqueroso" por espalhar notícia falsa contra vacina
Flávio Dino e Bira rebatem Guedes e dizem que solução para a Petrobras não é privatizar
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz