O governador Carlos Brandão (PSB) reassume hoje o comando estado após cumprir missão internacional e gera grande expectativa quanto ao futuro do vice-governador Felipe Camarão (PT) no comando da Secretaria de Educação. Nos bastidores da política local, apesar da resistência do grupo ligado ao ex-governador Flávio Dino, Camarão deverá ficar limitado às funções que a constituição lhe garante.
Brandão, segundo comentários de bastidores estaria decidido a trocar o secretário, algo que já havia sido combinado com o próprio vice-governador, que após consultar seu grupo político voltou atrás e recursou entregar o cargo, mas que desta vez o chefe do Executivo estadual estaria decidido a afastar Felipe Camarão da SEDUC, o que, na avaliação de quem acompanha a política local, seria a concretização do racha entre dinistas e brandonistas.
Felipe Camarão, segundo informou o blog do Gilberto Leda, não estaria sabendo da decisão do governador, porém o clima que ronda a pasta e de mudança e de crise de relacionamento no grupo que está no poder desde 2015, fruto de uma ampla aliança que reúne partido de esquerda, centro e direita, responsável por libertar o Maranhão do comando da família Sarney, após quase cinco década de dominação.
A crise de relacionamento entre os partidos de esquerda com o governador é nítido e notório. Na tribuna da Assembleia Legislativa, os deputado ligados ao ex-governador Flávio Dino não escondem a insatisfação com a forma como estão sendo tratados e reclamam da prioridade que está sendo dadas a parlamentares de legenda que estiveram em palanque adversário na eleição que elegeu Carlos Brandão.
Muito ligado a Flávio Dino e representante do PT, maior partido da Federação Brasil Esperança (PT/PCdoB/PV), o afastamento de Camarão da pasta sem aval dos líderes dos três partido pode significar o início da ruptura do grupo em plena campanha para prefeito de São Luís.
Diante do que se tem visto e ouvido, alguns analistas acreditam que o fim da aliança que elegeu Brandão pode estar com seus dias contados.
0 Comentários