Logo Blog
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz

PL e PSB favoritos na disputa para a Câmara Federal no Maranhão; federações podem surpreender

As convenções partidárias estão marcadas para acontecer a partir do próximo dia 20 de julho e se estenderão até o dia 05 de agosto, após a escolha das candidatas e candidatos nas convenções, as siglas poderão solicitar o registro das candidaturas perante a Justiça Eleitoral. Com a proximidade das definições dos partidos já é possível fazer uma projeção dos favoritos a ocuparem as 18 vagas em disputa na Câmara Federal que promete ser bastante acirrada.

Deve-se levar em conta, o que deve surpreender muita gente mais uma vez, as mudanças nas regras eleitorais em relação a divisão do número de votos válidos dados aos candidatos e partidos pelo número de vagas em disputa na eleição, assim como já valeu nas eleições municipais em 2020.

O PL e o PSB devem eleger três candidatos cada. O Partido Liberal conta com grande estrutura, boa quantidade de candidatos com projeção de voto e recurso. Os favoritos são Josimar de Maranhãozinho e Junior Lourenço. O partido ainda tem Paulo Marinho Júnior e Pastor Gil. O PSB do ex-governador Flávio Dino conta com Duarte Júnior como favorito, Bira do Pindaré que busca a reeleição e o ex-secretário Clayton Noleto.

O MDB tem na ex-governadora Roseana Sarney a principal puxadora de votos e também deve levar mais uma vaga na disputa entre João Marcelo, Lobão Filho e Hildo Rocha.

As federações ganham destaque neste ano. A união do Cidadania com o PSDB deve garantir uma vaga ao partido da senadora Eliziane Gama que na disputa para federal tem os pré-candidatos do Cidadania como destaque. O pastor Eliel Gama, presidente estadual da legenda, irmão de Eliziane, ganhou projeção nesta pré-campanha ao garantir o apoio do partido a pré-candidatura do governador Carlos Brandão (PSB), ele ainda tem apoio de setores ligados à igreja evangélica e trem atraído um grande número de lideranças. O partido ainda tem como destaque o professor do IFMA Roberto Brandão e o advogado Guilherme Rodrigues, conhecido pela sua atuação junto a trabalhadores da pesca.

Já a federação PT, PCdoB e PV conta com a força do ex-presidente Lula e, em tese, três deputados federais disputam duas vagas, sendo que o grande favorito é Márcio Jerry (PCdoB), correndo por fora Zé Carlos (PT) e Rubens Júnior (PCdoB).

Quem também tem a chance de fazer dois federais é o Progressista. O partido tem como principal nome André Fufuca, mas tem uma pré-candidatura emergente: Amanda Gentil, filha do prefeito de Caxias, Fábio Gentil. O Podemos deve fazer um deputado federal na disputa entre Fábio Macedo, Dr. Gonçalo e o ex-presidente do Sebrae, Raimundo Coelho. O PSD garante a reeleição de Edilázio Júnior. O União Brasil é outra legenda que promete disputa acirrada entre Pedro Lucas Fernandes e Juscelino Filho. O PSC, aposta na reeleição de Aluísio Mendes.

As últimas vagas serão disputadas pelo Republicanos com Cléber Verde e Gil Cutrim e o Patriota com destaque para Marreca Filho e Wolmer Araújo, ambos disputam uma vaga.

Obviamente que esta é apenas uma projeção, alguns partidos possuem a possibilidade de elegerem três deputados, ao mesmo tempo que partidos menores podem alcançar vaga pela sobra, caso não atinjam o quociente eleitoral. Entretanto, com a atual conjuntura política, os nomes dos eleitos que vão compor a bancada federal maranhense no próximo ano não devem fugir muito destes nomes.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Buscar

Mais Lidas

Desempenho pífio de Roseana Sarney afunda o MDB no Maranhão
Weverton Rocha tem derrota humilhante; campanha ostentação não vingou
Othelino atribui resultado nas urnas ao trabalho realizado em todo o Maranhão
Edivaldo em segundo lugar na disputa para o Governo do Maranhão, aponta pesquisa Percent
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz