Logo Blog
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz

Dos dez candidatos, apenas quatro brigam pela Prefeitura de São Luís, apontam pesquisas

Dos dez candidatos deferidos pela Justiça Eleitora para disputarem a Prefeitura de São Luís, segundo as últimas pesquisas, apenas Eduardo Braide (Podemos), Duarte Júnior (Republicanos), Neto Evangelista (DEM) e Rubens Jr (PCdoB) estão realmente no páreo; os demais ainda lutam para melhorarem suas performances, pois a distância que os separam dos quatro primeiro é grande.

Na pesquisa estimulada, divulgada pelo Instituto Datailha nesta quarta-feira (28), enquanto Braide tem 38,1%, Duarte 16%, Neto Evangelista 13,1% e Rubens Júnior 10,1%, no segundo pelotão Bira do Pindaré tem 3,1%, Jeisael Marx 3%, Yglésio Moisés 1,7%, Silvio Antonio tem 0,6%, Franklin Douglas 0,6% e Hertz Dias 0,2%. Brancos e nulos somam 5,2% e não sabem/não responderam são 8,4%. O levantamento foi feito com 1080 entrevistados, entre os dias 20 e 22 de outubro, em 44 bairros da capital e foi registrado na Justiça Eleitoral está sob o número MA-05705/2020, com margem de erro de 3% para mais ou para menos.

Como a tendência de quem está atrás é brigar para melhorar sua performance e consequentemente os índices de intenção de votos, a campanha entra em sua reta final em ritmo acelerado, principalmente as dos candidatos Rubens Junior, Duarte e Neto que travam disputa acirrada para passar ao segundo turno, já que uma das vagas está garantida para Eduardo Braide, que mesmo perdendo terreno, lidera com percentual de intenção de voto que lhe garante uma certa tranquilidade.

No período da pré-campanha, o representante do Podemos, partido da linha de frente do governo do presidente Jair Bolsonaro chegou a ter mais de 50% de intenção de votos e analistas davam sua vitória como certa já no primeiro turno, principalmente após algumas articulações que levaram o PSDB descartar Wellington do Curso e aderir à sua candidatura, porém os adversários endureceram o jogo e hoje a realidade é outra.

As mais recentes pesquisas para prefeito de São Luís, dos mais diversos institutos, mostram que o sonho do primeiro turno virou pesadelo e Braide terá que enfrentar um segundo turno tendo como adversário Duarte, Neto Evangelista ou Rubens Jr, os três candidatos que estão embolados na segunda colocação, tecnicamente empatados.

Faltando pouco mais de duas semana para a realização do primeiro turno pleito que começará a decidir o sucessor do prefeito Edivaldo Holanda Junior, o que se pode constatar é que Braide está garantido no segundo turno e uma luta entre outros três candidatos (Duarte, Neto e Rubens) para saber quem disputará com ele o segundo turno.

Enquanto o candidato da aliança PCdoB, PT, PP, Cidadania, Solidariedade, PMB, DC, Rubens Jr, com o apoio do governador Flávio Dino, cresce e mostrando fôlego para ultrapassar seus dois adversários na reta final da campanha, Braide lidera, mas perde terreno a cada sondagem. Na pesquisa do DataIlha publicada nesta quarta-feira (28) obteve apenas 38,1% de intenção de votos, percentual insuficiente para “matar” a eleição no primeiro turno.

Eduardo Braide tem como seus principais apoiadores o presidente Jair Bolsonaro, o senador Roberto Rocha (PSDB) e o deputado federal Edilázio Júnior, políticos que não desfrutam da simpatia do ludovicense. Bolsonaro tem 61,9% de rejeição, segundo pesquisa do Datailha; o senador Roberto Rocha obteve apenas 2% na eleição para governador do Estado em 2018 e o deputado Edilázio carrega a pecha de antipobre.

Com um time de apoiadores deste porte, a barca do candidato Braide pode naufragar no segundo turno, pois, ao contrário do que parecia na pré-campanha, a corrida pela Prefeitura de São Luís, conforme todos os institutos que foram a campo recentemente estão apontando, somente será decidida dia 29 de novembro, data em que os eleitores voltarão às urnas para eleger o futuro prefeito da capital.

 

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Rádio

Buscar

Mais Lidas

Faltando dois dias para a eleição, Edivaldo se mantém distante e focado só na gestão
Presidente do PCdoB enquadra Braide após nova denúncia da Folha: ‘Mente para a cidade que pretende governar
Folha: TRF decide em dezembro em qual instância fica inquérito que envolve Braide
Pesquisa Real Biga Data aponta empate técnico entre Braide e Duarte
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz