Mesmo tendo suspendido a pré-campanha por conta da intervenção cirúrgica a que foi submetido e encontra-se em fase final de recuperação, o governador Carlos Brandão (PSB) mantém a dianteira na corrida ao Palácio dos Leões, segundo aponta a pesquisa Escutec/Grupo Mirante de intenções de votos para o Governo do Maranhão. O senador Weverton Rocha (PDT) vem em seguida, Lahérsio Bonfim (PDC) aparece em terceiro e o ex-prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Junior (PSD) ocupa a quarta colocação.
Segundo o levantamento feito pelo Escutec. contabilizado somente os votos válidos, Brandão tem 33% de intenção de votos, Weverton 28%, Lahérsio 19%. Edivaldo 13%, Simplício Araújo 4%, Enilton 2% e Hertz Dias 1%, resultado muito diferente da pesquisa apresentada pelo Instituto Exata em que o Weverton apareceu com cinco pontos a frente do governador.
A pesquisa do Escutec caiu como um balde de água fria nas hostes do pré-candidato do PDT, onde seus aliados fizeram festa semana passada para comemorar o resultado do Instituto Exata e agora foram colocados diante da realidade. Mesmo com mais de um mês se recuperando de uma cirurgia em São Paulo, o governador se mantém firme da preferência do eleitorado.
A nova sondagem feita junto ao eleitorado no período em que Weverton está percorrendo o estado com sua caravana “Maranhão Mais Feliz” e o governador ausente por conta de problema de saúde, expõe a falta de confiança da população no representante do PDT.
Brandão, conforme o levantamento do Escutec vence Weverton no primeiro e o segundo turno, caso ele consiga se manter no segunda colocação, pois o representante raiz do bolsonarismo no Maranhão se constitui em ameaça.
O senador do PDT, no entanto, lidera no quesito rejeição, com 23% dos entrevistados afirmando que não votariam nele. Carlos Brandão foi rejeitado por 17%, seguido por Edivaldo Júnior (8%), Lahesio Bonfim (7%), Simplício Araújo (6%), Enilton Rodrigues (3%) e Hertz Dias (3%).
A pesquisa foi realizada em 70 municípios do Maranhão, entre os dias 11 e 16 de junho, e registrada na Justiça Eleitoral sob o número MA-05721/2022. O nível de confiança é de 95%.
0 Comentários