Logo Blog
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz

Pesquisa Econométrica aponta indefinição na corrida ao Senado

O Levantamento do Instituto Econométrica, divulgado neste domingo (24) aponta que teremos um disputa acirrada mostra na eleição para o Senado e completamente indefinida, apenas com um leva favoritismo para a ex-governadora Roseana Sarney, que aparece com 15% das intenções de votos.  Weverton Rocha (PDT), Roberto Rocha (NOVO), André Fufuca (PP), Duarte Junior (Avante ) e Eliziane Gama (PT) aparecem tecnicamente empatados.

O fato da ex-governadora Roseana Sarney (MDB) liderar a corrida ao Senado, o percentual de apenas 15% na pesquisa estimulada, aquela em que apresentada ao entrevistado os nomes dos candidatos, não lhe garante a cadeira, apenas revela um ligeiro favoritismo neste momento da pré-campanha. A candidatura, no entanto ainda não está confirmada, apesar da pressão da direção nacional do partido.

Pelos números apresentados pelo Econométrica, seguem atrás da ex-governadora Roseana, o senador Weverton Rocha ocupa a segunda colocação, com 11,8%. Na sequência aparecem Roberto Rocha, com 11,0%; André Fufuca, com 9,6%; Duarte Jr., com 8,8%; Eliziane Gama, com 7,8%; Pedro Lucas Fernandes, com 5,1%; Simplício Araújo, com 2,3%; e Hilton Gonçalo, com 2,0%.

O quadro da disputa aponta maior indefinição quando no cenário espontâneo, aquele em que os eleitores responderam sem que lhes sejam apresentados os postulantes às duas cadeiras que estarão em disputa em 2026. Neste cenário, o percentual de eleitores que já definiram o voto é muito baixo, apontado que a eleição será definida no curso da campanha. Roseana mantém a liderança, mas com 9,2% das citações. Weverton Rocha surge em segundo lugar, com 5,8%. Os demais apresentam números irrisórios.

A pesquisa Econométrica ouviu 1.607 eleitores entre os dias 11 e 14 de maio de 2026. O levantamento possui intervalo de confiança de 95%.

Além da sondagem apresentar um quadro de plena indefinição sobre a eleição para o Senado. Chama atenção o fato das duas principais candidaturas ao governo do estado. Eduardo Braide e Orleans Brandão, ainda não terem definidos que serão seus candidatos que vão compor a chapa majoritária.

A aliança que sustentará a candidatura a govenador pelo MDB, Orleans Brandão, enfrenta dificuldade para a montagem chapa majoritária: quatro pretendentes para apenas duas vagas. Já o representante do PSD, ex-prefeito de São Luís, Eduardo Braide, sequer se manifestou sobre o assunto.

Em recente declaração, Orleans Brandão disse que vai manter acordo feitos com Weverton Rocha e com o União Brasil, hoje em federação com o PP denominada União Progressista (André Fufuca ou Pedro Lucas). O problema é que a direção nacional do MDB exige a candidatura de Roseana e o ex-presidente José Sarney articula pela filha, que deseja colocar o irmão Fernando Sarney como primeiro suplente.

Garantidos mesmo estão a senadora Elziane Gama, que era filiada ao PSD, trocou a legenda pelo PT do presidente Luís Inácio Lula da Silva, está confirmada na chapa majoritária de Felipe Camarão (PT) e o ex-senador Roberto Rocha pelo Novo, que tem como candidato a governador O ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahésio Bonfim.

O deputado federal Duarte Junior, recém filiado ao Avante, que aparece embolado na disputa para senador da República, deverá concorrer mesmo seu partido não tendo candidato a governador, o mesmo deve acontecer com Hilton Gonçalo, ex-prefeito de Santa Rita, embora seu índice de intenção de votos, pelo menos nesta sondagem do Econométrica, seja insignificante. Simplício Araújo (DC) também concorrerá avulso.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Buscar

aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz