Logo Blog
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz

Pesquisa do Ibope confirma segundo turno na sucessão da capital

A pesquisa do Ibope contratada pela TV Mirante, divulgada nesta segunda-feira (21), ainda que se leve em consideração o recall do candidato que lidera, confirma o que os políticos mais experientes vem afirmando: a sucessão do prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior, deverá ser decidida em segundo turno.

O levantamento mostra a liderança de Eduardo Braide (Pode) com 43% das intenções de votos. A soma de todos os demais candidatos já alcança 41%. Como a margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos e como a campanha  pra valer ainda nem começou, certamente o pleito terá dois turnos.

Conforme os números do Ibope, Duarte Júnior (Republicanos) têm 14% das intenções de votos e seria o adversário de Braide, no segundo turno. Neto Evangelista (DEM) aparece com 10%, enquanto Bira do Pindaré (PSB) é citado por 5% dos entrevistados. Adriano Sarney (PV) têm 4% das intenções de votos; Carlos Madeira (SD), Jeisael Marx (Rede) e Rubens Júnior (PCdoB) tem 2% das intenções de votos cada um. O candidato do Psol, Franklin Douglas, e Yglésio (Pros) aparecem com 1% cada.

A pesquisa mostra ainda que 8% dos eleitores votariam em branco e 8% não sabem ou não responderam. O levantamento foi feito entre os dias 12 e 14 de setembro e ouviu 702 eleitores. O intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA) sob protocolo MA01425/2020

Com uma dúzia de candidatos na disputa pela Prefeitura de São Luís, com a grande maioria eles com potencial de crescimento ao longo da campanha, é provável  que, a exemplo de 2016, a eleição seja decida segundo turno. Pela larga de erro da pesquisa e com apenas um candidato descolado, os demais estão realmente no páreo para chegar ao segundo turno.

Políticos calejados consultados pelo blog do Jorge Vieira são unânimes em afirmar que o atual líder nas pesquisas, Eduardo Braide, só tem uma chance de sair vitorioso do pleito: conseguir percentual de votos suficiente para vencer no primeiro turno, o que parece improvável. As mesmas fontes acreditam que se o representante do Podemos não “matar” no primeiro, dificilmente terá condições de enfrentar um segundo turno com o governador Flávio Dino no palanque adversário.

O governador desfruta hoje na capital de uma popularidade invejável com os índices de aprovação de sua gestão elevados e em condições de ajudar muito no segundo turno, principalmente se a disputa for com o candidato do seu partido, Rubens Júnior, o único autorizado pela legislação eleitoral a usar sua imagem na campanha, o que, inclusive, tá começando a ocorrer. Rubens ainda com a alta popularidade do ex-presidente Lula, que já declarou apoio.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Rádio

Buscar

Mais Lidas

Nova pesquisa Interpreta/Guará: Rubens vai a 14%, passa Neto e encosta em Duarte; Braide lidera
Bequimão: Campanha de João Martins espalha mentira. Ex-prefeito Bernal não é filiado ao PCdoB
Lobo em pele de cordeiro: Comentário infeliz de Duarte provoca reação de aliados de Rubens
Debate na TV Difusora renova as esperanças dos candidatos e marca reta final da campanha
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz