Os partidos da ex-governadora Roseana Sarney (MDB) e do senador Roberto Rocha (PSDB) saíram da eleição municipal sem conseguir eleger um único representante na Câmara Municipal de São Luís.
O MDB, que já foi o maior partido do Maranhão e esteve no comando do Maranhão ao longo de décadas, pela segunda eleição consecutiva não consegue colocar representante no parlamento municipal.
Sob a liderança de Roseana, a quem sempre cabe a última palavra, ainda que a legenda seja comanda oficialmente em São Luís pelo deputado Roberto Costa, tende cada vez mais ao esvaziamento.
Mesmo com 31 vagas em disputa, o que permitiu que partido sem expressão, a exemplo de Avante, Patriota, DC, PSC, entre outros, conseguissem ter representante, o MDB se mostrou incapaz de ocupar uma cadeira no plenário da Casa.
Outra decepção foi o PSDB do senador Roberto Rocha. O partido obteve resultado ridículo para quem já foi considerado uma das maiores legendas no Estado, com forte representação na Câmara Federal até 2014 quando era comandado pelo atual vice-governador Carlos Brandão.
Desde que Roberto Rocha tomou a legenda da Brandão bajulando a direção nacional do PSDB após ser eleito senador pelas mão do governador Flávio Dino, o partido murchou e vem definhando a cada eleição.
Ao transformar os tucanos numa legenda familiar, a primeira consequência foi o afastamento de várias lideranças, parlamentares e vereadores e o resultado vem sendo o esvaziamento a cada eleição.
No ritmo que vai, acaba se transformando em mais um partido nanico no Estado.
0 Comentários