Logo Blog
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz

Pandemia: Pré-candidatos opinam sobre a possibilidade de adiamento das eleições 2020

A pandemia provocada pelo novo coronavírus, quem vem assustando o mundo pela velocidade com que se propaga e obrigando a população se manter recolhida em suas casas para evitar consequências ainda piores, pode também forçar o adiamento das eleições municipais, caso a situação não esteja sobre controle até julho ou num prazo que não ofereça o menor risco aos eleitores que normalmente se aglomeram em filas nas seções eleitorais.

Como não existe previsão por parte das autoridades sanitárias de quando o Brasil vencerá a batalha contra o vírus que continua se alastrando e já ceifou a vida de mais de 30 mil brasileiro, entre os quais 37 no Maranhão, quase todos em São Luís, o blog do Jorge Vieira conversou com alguns pré-candidatos sobre o que o pensam sobre a possibilidade de adiamento do pleito por conta da pandemia.

Cinco pré-candidatos ouvidos pelo blog do Jorge Vieira admitem a possibilidade do adiamento se persistir a propagação da doença, mas o primeiro a se manifestar, mesmo sem ser provocado, foi o ex-juiz federal Carlos Madeira (Solidariedade) ao usar as redes sociais para defender o adiamento por seis meses, ainda quando surgiram os primeiros casos e a Organização Mundial da Saúde declarou estado de pandemia do Covid-19.

O deputado estadual e pré-candidato Yglésio Moisés (PROS), que é médico, acredita que até a primeira quinzena de julho a situação deverá está sobre controle, caso contrário, defende o adiamento para dezembro. “Acredito que até lá não haverá mais risco de contaminação e as pessoas poderão exercer sua cidadania.

O deputado federal Bira do Pindaré (PSB) diz ser admissível adiar as eleições, prevista para quatro de outubro, para dezembro. “Defendo a realização do pleito, mas acima de tudo está a vida humana. Se até julho a pandemia exigir que as pessoas permaneçam em isolamento, temos que construir junto com os demais partidos o adiamento”, observou o parlamentar.

Pré-candidato pelo Democrata em provável aliança com o PDT, o deputado Neto Evangelista afirma que “talvez seja necessário”, mas que no momento o foco é o combate ao coronavírus. “O que importa no momento é que a população possa as orientações das autoridade sanitárias, mas se for necessário (o adiamento), tudo bem”.

Já o representante do PCdoB na sucessão da capital, deputado licenciado e secretário de Cidades, Rubens Júnior,  ao ser questionado sobre o assunto, opinou: “Neste momento, todas as atenções devem estar voltadas para o combate ao Covid-19. E, por óbvio, devemos aguardar o TSE. Adianto que talvez seja necessário um adiamento da eleição, para novembro. Mas prorrogação de mandatos, não cabe.”

Representante da Rede Sustentabilidade na sucessão em São Luís, o comunicador Jeisael Max avalia que ainda é cedo para falar em adiamento das eleições deste ano.

É cedo ainda pra falar sobre adiamento das eleições deste ano. “Do ponto de vista técnico, considerando os prazos legais e toda logística envolvida no processo eleitoral, não é tão fácil como muitos estão pensando. Então, adiar as eleições seria algo muito radical, recomendado apenas num cenário de caos absoluto, que acredito não venha acontecer. Imagino que devamos ter um processo eleitoral diferente, como nunca visto antes, em face das restrições necessárias impostas.

Jeisael adverte, porém, que “mais importante é que todos os pré-candidatos devem, neste momento, esquecer o pleito e pensar primeiro na saúde da população de São Luís e na economia. Muita gente está passando necessidade, precisando de todo tipo de auxílio, e devemos nos unir em torno disso.

Existe pelos menos ainda mais seis pré-candidatos declarados, entre os quais Eduardo Braide (Podemos) e Duarte Junior (PRB) mas infelizmente tentamos contato através do celular que constam en suas redes sociais, mas não tivemos retorno até a conclusão deste texto. O blog, no entanto continua a disposição para que emitam suas opiniões.

 

 

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Rádio

Buscar

Mais Lidas

Faltando dois dias para a eleição, Edivaldo se mantém distante e focado só na gestão
Presidente do PCdoB enquadra Braide após nova denúncia da Folha: ‘Mente para a cidade que pretende governar
Folha: TRF decide em dezembro em qual instância fica inquérito que envolve Braide
Pesquisa Real Biga Data aponta empate técnico entre Braide e Duarte
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz