A Executiva Estadual do PT emitiu nesta terça-feira (17) nota oficial informando que decidiu dar provimento ao recurso de impugnação contra a chapa e contra a candidatura do atual presidente Franciar Melo, afastado do comando do partido por abuso de poder e infração ao código de ética do partido e em fundamento ao regimento interno do PED 2025. Veja abaixo os argumentos que levaram ao afastamento do ex-dirigente petista. Francismar, inclusive, é acusado de ter dado um golpe para se manter na presidência do PT pelo ex-presidente Augusto Lobato.
NOTA OFICAL SOBRE DECISÃO DA EXECUTIVA ESTADUAL DO PT/MA
A Executiva Estadual do PT, instância legitima de deliberação partidária, devidamente convocada e com a participação de 16 dos 18 membros que a integram, DECIDIU, por ampla maioria (10 votos favoráveis, 5 contrários e uma abstenção), DAR PROVIEMNTO ao Recurso de Impugnação contra a chapa estadual e a candidatura do atual presidente Francimar Melo, após assegurar o contraditório e ampla defesa, nos seguintes termos:
Por essas razões, e com fundamentos nos artigos do Estatuto, do Código de Ética e do Regulamento do PT, a Executiva Estadual DECIDIU, de forma soberana, com aprovação de 2/3 dos participantes, por acatar a impugnação da chapa e da candidatura de Francimar e por afastá-lo do cargo até o final do processo eleitoral, assegurando assim o equilíbrio do pleito.
O PT é reconhecido como um dos partidos mais democráticos do Brasil, mas democracia não pode ser confundido com leniência. Deste modo, reconhecer a legalidade, legitimidade e respeitar as decisões das instâncias do PT deve ser responsabilidade de todos os militantes, mesmo quando elas lhe sejam desfavoráveis. Apelar à instância superior é um direito dos impugnados e receberemos com serenidade qualquer que seja a manifestação do PT Nacional.
Por fim, cabe destacar que é tarefa das instâncias partidárias zelar pela correta aplicação das normas partidárias, devendo os processos eleitorais e decisórios internos do Partido serem orientados pelos princípios de ampla democracia, da transparência e do estímulo à participação de todo o conjunto do partido, buscando o estabelecimento de regras e instrumentos que impeçam o abuso do poder econômico ou político e toda forma de interferência externa indevida. Assim atuará essa instância partidária, respeitando as regras e zelando pela realização do PED de forma transparente e equilibrada.
São Luís, 17 de junho de 2025.
AUGUSTO LOBATO
CAMILA PEDROSA
ELTON MARQUES
FERNANDO SILVA
GENILSON ALVES
JUSCELINA VALE
KELLY ARAÚJO
MUNDICO TEIXEIRA
PROFESSORA FRAN
RAIMUNDO MONTEIRO
A Câmara dos Deputados aprovou nesta 2ª feira (16.jun.2025), por 246 votos a favor e 97 contra, o requerimento de urgência do PDL (projeto de decreto legislativo) para revogar o decreto que aumentou o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Agora a proposta pode ser votada no plenário a qualquer momento.
Da bancada federal do Maranhão votaram contra apenas os deputados Márcio Jerry (PCdoB), Rubens Junior (PT) e Hildo Rocha (MDB)
A senadora Elziane Gama (PSD), embora tenha sido a mais destacada da bancada maranhense na Câmara Alta do Congresso Nacional, está sendo jogada para escanteio nas articulações que visam a composição da chapa governista que começa ser desenhada.
Com a pré-candidatura de Orleans Brandão (MDB) ao Governo do Estado a pleno vapor e com o governador Carlos Brandão (PSB) dando todos os indicativos de que pretende ficar até o último dia do mandato para tentar fazer o sobrinho seu sucessor, as conversas nos bastidores da eleição indicam que Weverton Rocha (PDT) e André Fufuca (PP) estão praticamente garantidos na chapa como candidatos ao Senado. O nome da senadora Eliziane Gama sequer é cogitado.
Ao se aproximar do governo, Weverton abriu do seu partido, o PDT, ocupar qualquer secretaria, porém teria pedido em troca apenas o apoio do governador à sua reeleição e recebeu sinal positivo, o que inclusive motivou sua declaração de apoio a Orleans Brandão, o escolhido para ser candidato a governador e substituir o tio no comando do Palácio dos Leões, caso, óbvio, obtenha sucesso nas urnas.
Sem Carlos Brandão na disputa para o Senado, como tudo indica, o caminho ficou livre para o ministro do Esporte André Fufuca, que já comunicou ao presidente Lula sua decisão de ser candidato a senador em 2026. O PP é aliado do governo do estado, ocupa pastas na gestão e aliados do governador, a exemplo da presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB), veem com simpatia o projeto político de Fufuca.
A senadora Eliziane, que fez todo o esforço, sem sucesso, para manter unida a aliança costurada pelo ex-governador e atual ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, em 2014 e que reelegeu Brandão, simplesmente foi colocada à margem da articulação governista. Porém, nem tudo parece perdido já que seu partido, o PSD, poderá ter como candidato o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD) com boa chances de chegar ao Palácio dos Leões e ajudar em sua reeleição.
Braide lidera as pesquisas mesmo sem dar qualquer declaração sobre sucessão, a não ser um breve “tudo no tempo certo” ao responder indagação se será candidato em 2026. Se for candidato, as chances de Eliziane renovar o mandato crescem.
Eliziane, uma parlamentar aguerrida, vice-líder do governo Lula e com enorme serviço prestado à causa democrática do país poderá formar chapa com Braide, líder em todas as pesquisas realizadas até agora, mesmo sem dar qualquer declaração de que pretenda concorrer ao Governo do Estado em 2026.
Pelo que fez ao longo do mandato em defesa dos interesses do país, Eliziane merece ganhar mais oito anos como representante do Estado no Senado, seu nome jamais esteve envolvido em qualquer escândalo de corrupção. Pelo contrário sempre foi vista como uma parlamentar comprometida com os interesses do país e do seu Estado, o Maranhão.
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegará em boa condição à disputa eleitoral de 2026 e reforçou que seu nome é indispensável para impedir o retorno da extrema-direita ao poder. Em entrevista publicada nesta segunda-feira (16) pelo jornal Valor Econômico, Gleisi declarou que o governo tem a responsabilidade histórica de barrar retrocessos e que Lula ainda é o principal líder político do país.
“Ele vai chegar bem. Nós temos o dever de não deixar a extrema-direita ganhar novamente a eleição no Brasil”, disse. A ministra também reconheceu que a recente queda na aprovação do governo está ligada à insatisfação com o atendimento do INSS, mas considera que o cenário é reversível e que a força simbólica de Lula segue intacta.
Gleisi revelou que tem incentivado o presidente a priorizar agendas nacionais e a intensificar seu contato direto com a população. “Eu sempre digo para ele: ‘Presidente, vamos viajar bastante o Brasil’”, contou. Embora reconheça a relevância das viagens internacionais de Lula, ela reforça que sua presença no território nacional é fundamental para consolidar apoios e reverter desgastes.
Ao ser questionada sobre a possibilidade de surgirem outros nomes no campo progressista, Gleisi reconheceu que existem quadros preparados no governo, como Fernando Haddad, Camilo Santana e Rui Costa. No entanto, ela destacou que nenhum deles tem o mesmo peso político de Lula. “Lula é um líder, não é um quadro político. Então, é difícil você ter alguém que o substitua nesse patamar. […] O Lula tem que ser o nosso candidato.”
A ministra ainda descartou sua própria candidatura ao Planalto, afirmando que nunca enfrentou o crivo do voto em cargos executivos. “Eu não tive experiência de governo com voto”, disse, mesmo tendo sido ministra-chefe da Casa Civil no passado.
Gleisi também falou sobre a necessidade de consolidar alianças para além das coligações formais e fortalecer a base do governo no Congresso. “O que nos cabe é procurar buscar e agregar para que esses partidos venham da forma mais inteira possível para uma aliança em 2026. Se não vierem formalmente, queremos que setores relevantes deles estejam junto com o presidente Lula.”
Em uma Sessão Solene marcada por emoção e memórias históricas do esporte maranhense, a Assembleia Legislativa do Maranhão concedeu, nesta sexta-feira (13), a Medalha do Mérito Legislativo José Ribamar de Oliveira “Canhoteiro” ao desportista José de Ribamar Silva Miranda, conhecido como “Gafanhoto”. A homenagem é fruto de proposição do deputado Fernando Braide (PSD), que também presidiu a cerimônia.
O evento, realizado no plenário “Deputado Nagib Haickel”, reuniu familiares, amigos, autoridades e representantes da comunidade esportiva do estado, que fizeram questão de prestigiar e aplaudir a trajetória de um dos grandes nomes do basquete maranhense.
Participaram do ato solene, dentre outras autoridades, o secretário de Estado de Esporte, Naldir de Jesus Vale Lopes; o secretário municipal de Esportes e Lazer, Romário Barros; os ex-deputados estaduais Manoel Ribeiro e Joaquim Haickel; o ex-vereador de São Luís, Phil Camarão; o desembargador Gérson Oliveira, do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT16/MA); o juiz federal Ronaldo Desterro; o desembargador federal Alberto José Tavares Vieira da Silva, além do o ex-jogador de futebol e treinador Raimundinho Lopes.
A concessão da medalha “Canhoteiro” – que leva o nome do saudoso craque maranhense José Ribamar de Oliveira, ídolo do futebol nacional – simboliza o reconhecimento do Poder Legislativo ao legado de figuras que contribuíram significativamente para o esporte estadual.
Segundo o deputado Fernando Braide, nesta edição, ninguém representaria melhor esse espírito do que José de Ribamar Silva Miranda, o eterno Gafanhoto.
Reconhecimento – Na saudação ao homenageado, o deputado Fernando Braide destacou a relevância histórica de Gafanhoto para o esporte local. “José de Ribamar Miranda é uma lenda viva do basquete maranhense. Sua atuação como atleta, técnico e gestor demonstra um compromisso inabalável com a formação de talentos e o fortalecimento do esporte em nosso estado. Sua história é sinônimo de dedicação, paixão e pioneirismo”, afirmou o parlamentar.
O secretário de Estado de Esporte, Naldir Lopes, ressaltou a importância do reconhecimento da Assembleia Legislativa ao grande desportista José de Ribamar Silva Miranda. “É uma justa homenagem a uma pessoa que vive o esporte vinte e quatro horas por dia e que muito contribuiu e continua contribuindo com o esporte maranhense. A Assembleia Legislativa presta, neste dia especial, uma justíssima homenagem”, assinalou.
Agradecimento – Ao final da solenidade, o homenageado agradeceu a distinção e, muito emocionado, relembrou momentos memoráveis de sua trajetória.
“Sem o apoio que sempre tive das famílias, nada poderia ter feito em favor do esporte maranhense. Dedico esta medalha a todos aqueles que caminharam comigo nessa trajetória. O esporte é minha vida, e ver esse reconhecimento é a maior recompensa que poderia receber. Continuarei minha dedicação ao esporte maranhense”, declarou.
Trajetória – Natural de São Luís, Miranda ganhou notoriedade ainda jovem, ao se tornar, em 1969, o primeiro atleta a realizar uma “enterrada” nos aros do lendário Ginásio Costa Rodrigues – um marco para o basquete do Maranhão. Durante sua carreira como jogador, defendeu a seleção maranhense, conquistando o campeonato Norte-Nordeste e os Jogos Escolares Maranhenses (JEMs).
Encerrada a carreira como atleta, dedicou-se à formação de novos talentos, atuando como técnico e incentivador da iniciação esportiva. Foi também o primeiro coordenador de esportes da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (SEDEL), entre 1978 e 1982, período em que acompanhou de perto a construção do Estádio Castelão e seu complexo esportivo.
Sempre defensor das “Escolinhas de base” como porta de entrada para o alto rendimento, Gafanhoto cunhou uma frase que se tornou referência entre os educadores esportivos: “As escolinhas sempre foram e sempre serão o primeiro passo para o ouro”.
Em 2025, reafirmou seu vínculo com o esporte ao idealizar e organizar o “I Encontro de Ex-Atletas e Amigos do Ginásio Costa Rodrigues”, evento que celebrou gerações de esportistas que fizeram história no basquete maranhense e que tiveram grandes atuações em um dos maiores palcos do esporte maranhense.
A nova pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada pela Folha de S.Paulo, confirma que a polarização política entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seu antecessor Jair Bolsonaro (PL) continua fortemente presente na percepção dos eleitores brasileiros. Ao comparar os dois governos em oito áreas, o levantamento mostra que Lula é avaliado como pior em temas sensíveis como inflação e segurança pública, enquanto se sai melhor na geração de empregos, moradia e educação. Outros temas, como saúde, meio ambiente e combate à pobreza, registram empates técnicos, revelando um país ainda dividido.
Segundo a pesquisa, 50% dos eleitores acreditam que Lula é pior que Bolsonaro no controle da inflação, enquanto apenas 29% o consideram melhor e 17% veem desempenho equivalente. A diferença é expressiva especialmente no quesito preços dos alimentos, um dos principais fatores de insatisfação popular. O dado acompanha avaliações do mercado financeiro, que critica políticas do governo petista consideradas frouxas no aspecto fiscal, o que, segundo analistas, pressiona a inflação e afeta a dívida pública.
Lula registra melhor avaliação em geração de empregos, com 43% dos entrevistados dizendo que ele é melhor que Bolsonaro, contra 36% que consideram o contrário. No tema moradia e habitação, também apresenta vantagem, embora menos expressiva. Em educação, o petista tem 42% de aprovação contra 38% do antecessor, dentro da margem de erro de dois pontos percentuais.
Os empates em temas como saúde, combate à pobreza e meio ambiente surpreendem, especialmente porque foram áreas de forte crítica ao governo Bolsonaro durante a campanha presidencial de 2022. Na saúde, 40% veem Lula como pior, 38% como melhor, e 20% apontam desempenho semelhante. No combate à pobreza, 41% preferem Lula, contra 40% que escolhem Bolsonaro. Já no meio ambiente, 38% consideram Lula superior, enquanto 37% o veem como inferior e **20% indicam empate.
O resultado da pesquisa antecipa os contornos da disputa eleitoral de 2026. Lula é o candidato natural da esquerda, salvo algum imprevisto, enquanto Bolsonaro, apesar de inelegível até 2030, segue sendo a principal referência da direita, que dificilmente apresentará um nome viável sem seu endosso. O desafio de Lula, portanto, será mostrar resultados mais concretos nas áreas em que a percepção popular ainda o desfavorece, enfrentando um eleitorado que continua dividido quase meio a meio.
Iniciativas do governador Carlos Brandão (PSB) direcionadas à cultura, infraestrutura e atração de novos negócios para o Maranhão, ganharam repercussão na sessão ordinária desta quarta-feira (11), na Câmara Municipal de São Luís.
Os vereadores Octávio Soeiro (PSB) e Marquinhos (União Brasil), usaram a tribuna para elogiar os investimentos do governador no São João do Maranhão 2025 e na recuperação da MA-014, rodovia que corta a baixada maranhense.
Outro tópico destacado no parlamento municipal foi a missão internacional empreendida por Brandão, dedicada à prospecção de novos negócios na França e na Suécia.
O primeiro a discursar foi o vereador Octávio Soeiro, organizador do Arraial de Coração para Coração, no bairro São Cristóvão. A festa contou com apoio estadual e levou atrações juninas para uma das comunidades mais tradicionais da capital maranhense.
Para Soeiro, a cultura “é uma ferramenta de inclusão social” e fomenta uma cadeia produtiva que envolve centenas de profissionais. O parlamentar acredita que o Governo do Estado acerta em potencializar a cada ano a tradição junina no Maranhão.
“A expectativa é que esse seja o maior São João da história do Maranhão e de São Luís. Garante o alimento na mesa e o sustento para diversas famílias. O governador tem sido, além de municipalista, um governador amigo da nossa cidade. ele tem compromisso com 217 municípios, mas em momento algum deixa de atender um pedido das comunidades da nossa capital”, agradeceu Octávio Soeiro.
Na sequência, o vereador Marquinhos subiu à tribuna para enaltecer os esforços do governador na atração de novos investimentos para o Maranhão e na resposta dada aos problemas estruturais na rodovia MA-014, na Baixada Maranhense.
Os novos investimentos citados pelo vereador fazem alusão a série de reuniões lideradas pelo governador Carlos Brandão durante missão internacional de comitiva maranhense na Europa.
Na semana passada, Brandão participou de reuniões em Paris com executivos da Axens, empresa francesa referência mundial em tecnologia para refino de petróleo, e com representantes da Oil Group, responsável pelo primeiro projeto industrial da recém-criada Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Bacabeira.
“O nosso querido governador Carlos Brandão esteve em Paris construindo mecanismos e condições para alavancar a economia do Estado Maranhão, buscando abrir comércio para produtos do Maranhão, tentando trazer, articulando empresas para ser instalada no Estado”, parabenizou o vereador Marquinhos.
Outro tema aventado por Marquinhos foi o anúncio de obra de recuperação da MA-014 e de outras rodovias estaduais. Diante o estrago causado pelas fortes chuvas, Brandão determinou a ampliação de duas para seis empresas atuarem, simultaneamente, nos serviços de recuperação das vias e a utilização pioneira do método macadame, técnica que consiste na aplicação de camadas de pedras antes do asfalto, proporcionando uma base sólida, com maior durabilidade.
“O governador Carlos Brandão, de maneira muito diferente, agora faz um investimento pesado para recuperar este importante MA, que liga toda uma região importante e produtiva para o Maranhão, fazendo um serviço de alta qualidade. O governador não está focado em somente tapar os buracos da MA, mas está refazendo toda uma estrutura que com certeza vai melhorar e vai durar por muito tempo”, pontuou Marquinhos.