Logo Blog
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz

Novos projetos que reforçam combate à pandemia da Covid-19 são aprovados na Comissão de Saúde

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Maranhão deu pareceres favoráveis a novos projetos relacionados à adoção de medidas de combate à pandemia da Covid-19 no estado, na reunião realizada nesta quarta-feira ( 7), sob a condução do presidente, deputado Antônio Pereira (DEM).

Das oito matérias analisadas, cinco são relacionadas diretamente ao enfrentamento da pandemia, a exemplo do substitutivo vindo da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) ao projeto de nº 027/2021, do deputado Zé Inácio (PT), que estabelece diretriz para a realização da Campanha Estadual da Covid-19, levando em conta o Plano Nacional de Vacinação. O dispositivo inclui algumas categorias, como profissionais de limpeza urbana e mobilidade urbana (motorista e cobradores). A matéria foi relatada por Antônio Pereira.

O presidente da Comissão de Saúde foi relator também do projeto de lei nº 076/2021, de autoria do deputado Wellington do Curso (PSDB), que institui a Política Estadual de Atenção à Saúde Mental para as pessoas acometidas pela Covid-19. De acordo com o relator, o Sistema Único de Saúde (SUS), no Maranhão, será responsável pela implantação do programa, caso a matéria venha a ser aprovada em Plenário.

Três projetos de lei de autoria do deputado Dr. Yglésio (PROS) foram analisados pela Comissão de Saúde, recebendo sinal verde para votação em Plenário. O PL nº 143 estabelece o Programa Estadual de Incentivo às Doações para a Saúde como política de enfrentamento e redução dos impactos provocados por surtos, pandemias, epidemias e endemias, no âmbito do Estado. A matéria foi relatada pela deputada Helena Duailibe.

Lista de pacientes – O segundo projeto, de autoria de Dr. Yglésio, é o de nº 039/2021, que dispõe sobre a garantia de acesso à informação com transparência, na internet, da listagem de pacientes que aguardam por consultas, exames e intervenções cirúrgicas da rede pública de saúde no Estado. A matéria é relatada pelo deputado Arnaldo Melo

Outro projeto que passou foi o de nº 549/2019, também de autoria de Yglésio, que dispõe sobre o acesso prioritário aos profissionais de medicina em ferryboats e embarcações similares de transporte intermunicipal de passageiros, por conta do profissional trabalhar em em vários municípios.

Recebeu sinal verde, ainda, o projeto de lei nº 117/21, de autoria de Neto Evangelista, que dispõe sobre o prazo de validade de Laudo Médico Pericial que atesta Transtorno do Espectro Autista (TEA), no Estado, tendo como relator Carlinhos Florêncio (PCdoB). O prazo de validade passa a ser indeterminado.

Arboviroses – Também teve aval da Comissão o PL 033/21, de autoria da deputada Daniella Tema (DEM), que institui, no âmbito do Estado, a Política Estadual de Prevenção às Arboviroses durante o período gestacional. A matéria é relatada pela deputada Helena Duailibe. A relatora explicou que arboviroses são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, como  o vírus da dengue, zika, febre chikungunya e febre amarela, provocando sequelas, principalmente se for contaminada nos três primeiros meses da gestação.

O último Projeto de Lei da pauta, o de nº 040/2021, é do deputado Wellington do Curso, que assegura por meio do SUS, no âmbito do Estado, a realização, em até 30 dias, dos exames destinados à comprovação de doença neoplásica.

 **

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Buscar

Mais Lidas

Posição do PT sobre sucessão estadual vai depender de orientação da direção nacional, diz Augusto Lobato
Weverton acredita que Dino irá ouvir os partidos antes de bater o martelo sobre seu sucessor
MDB vai abrir discussão com todas as forças políticas sobre sucessão, diz deputado Roberto Costa
Eleição de Braide antecipa jogadas de 2022
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz