A eleição para presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa que caminhava para o consenso em torno do atual presidente Othelino Neto (PCdoB), teve mudança brusca com a entrada oficial da deputada eleita Iracema Vale (PSB) na disputa e uma série de declarações de apoio de parlamentares da base governistas, inclusive do líder, deputado Rafael (PSB), que desistiu da candidatura e manifestou apoio à ex-prefeita de Urbano Santos em rede social.
Embora a confirmação da candidatura da parlamentar tenha gerada forte repercussão nos bastidores da sucessão da Assembleia e especulação de que o Palácio dos Leões estaria incentivando-a, é fato que atual presidente da Casa avançou muito em suas articulações e disse em entrevista à TV Mirante nesta sexta-feira (8) que conta com o apoio de 25 parlamentares e espera mais três.
Muito se tem falado em consenso e o próprio governador já manifestou o desejo de ocorrer na eleição da Assembleia o mesmo que aconteceu na eleição para presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem) quando o prefeito de São Mateus Ivo Resende (PSB), com ajuda do Palácio dos Leões, conseguiu fazer a unidade e ser eleito por unanimidade, mas pelo visto, desta vez o processo será mais complicado.
Othelino tem falado aos mais próximos que não tem e menor intenção de desistir de lutar por mais dois anos no comando da Casa, assim como diz ter em mãos uma carta com a assinatura de 25 parlamentares apoiando sua candidatura, mas a história das eleições no Poder Legislativo apontam que o Palácio dos Leões sempre ajudou fazer o presidente mobilizando sua base.
É verdade que o governador Carlos Brandão ainda não se manifestou sobre apoio a candidatura e, ao que tudo indica, não desistiu de uma candidatura de consenso, mas o fato do deputado Rafael, líder do governo, ter desistido da disputa e declarado apoio a Iracema Vale deixou a suspeita de que o governador entrou no jogo sucessório a favor da parlamentar e teria incentivado.
Apesar do movimento firme da parlamentar na sucessão da Mesa Diretora e manifestações de apoio de deputados em redes sociais, o presidente Othelino continua confiante, favorito e busca ampliar sua base de apoio. Resta saber se construirá o consenso em torno do seu nome ou vai bater chapa.
Othelino, pelo tom da entrevista que deu ao Bom Dia Mirante, quadro Bastidores, não se sentiu ameaçado pela confirmação da candidatura da deputada, reagiu com tranquilidade, disse que já contar com o apoio de 25 parlamentares, espera ampliar para 28 e ainda acredita num grande entendimento em torno do seu nome para mais um biênio no comando do Poder Legislativo.
0 Comentários