A eleição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís deverá ser fruto de consenso entre os diversos partidos que passarão a compor o plenário a partir de primeiro de janeiro de 2021. Dos 31 vereadores eleito em 15 de novembro 27 já declararam apoio ao atual presidente Osmar Filho, que caminha tranquilamente para renovar o mandato por mais dois anos.
Com a presidência da Casa definida com Osmar, já que o momento nenhum vereador demostrou mostrou intenção de concorrer, as atenções se voltam agora para a composição da chapa, principalmente para o vice-presidente, por uma questão bem simples: em 2022 Osmar será candidato a deputado estadual e, caso seja eleito, deixará o lugar para o vice que certamente vai querer se reeleger.
Este detalhe torna a disputa interna pelo cargo de vice mais interessante e poderá ser um vereador bem próximo do presidente, ainda que o critério da proporcionalidade aponte para uma composição bastante diversificada. O nome, no entanto, deverá fruto de entendimento entre os partidos, uma vez que interferências externas nunca prevaleceram em eleições na Câmara Municipal.
Embora seja certa a permanência de Osmar Filho no comando da Casa, fontes ligadas ao vereador garantem que as conversações para composição da nova Mesa Diretora ainda não iniciaram, mas acreditam que nos próximos 20 dias a chapa estará pronta para ser aclamada logo após a posse.
0 Comentários