Logo Blog
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz

Márcio Jerry festeja reconhecimento do Bumba-Meu-Boi pela Unesco

O deputado federal Márcio Jerry saudou, nesta quarta-feira (11), representantes e integrantes que dão vida ao Bumba-Meu-Boi do Maranhão, escolhido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

“Viva o Bumba-Meu-Boi do Maranhão, Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Viva Chiador, Coxinho; Viva Humberto; Viva Chagas, Zé Alberto; Viva Lobato; Viva, Viva, viva todos os cantadores de todos os batalhões. Viva o Maranhão”, declarou.

Reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural do Brasil em 2011, o Bumba Meu Boi do Maranhão já era considerado um Complexo Cultural por congregar símbolos e significados de histórias típicas das relações sociais e econômicas do estado. Para o parlamentar, a seleção veio dar força às tradições maranhenses. “Sem dúvida, um reconhecimento importante, que dá ainda mais ênfase à riqueza de nosso estado.

Com mais de cem grupos de Bumba-Meu-Boi, o Maranhão realiza, todos os anos, uma série de eventos que incluem apresentações musicais e coreográficas que marcam o fim das festividades juninas. Cada um dos sotaque e características próprias dos bois se manifestam em roupas, instrumentos, cadência da música e coreografias.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Buscar

Mais Lidas

Weverton tenta se fazer de vítima ao perder “queda de braço” para Brandão
Vereador Astro de Ogum reúne em café da manhã  17 apoiadores de Paulo Victor
Posição de Eliziane Gama sobre sucessão estadual é ignorada pelo Cidadania
Dirigentes do PT se movimentam visando definições sobre sucessão
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz