Logo Blog
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz

Maranhão tem taxa de mortalidade por coronavírus abaixo da média nacional

As curvas de casos confirmados por coronavírus e mortes decorrentes da doença seguem em alta no Brasil e em diversos países. Mas o impacto não é igual para todos. O Maranhão, por exemplo, tem registrado taxa de mortalidade menor que a dos outros Estados brasileiros. É um indicativo de que as medidas de prevenção e combate estão fazendo efeito.

Enquanto o Ministério da Saúde aponta que a taxa de letalidade da doença no Brasil gire na casa de 7%, o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), revela que a taxa de letalidade no Maranhão é de 5,92%.

A taxa de letalidade é a proporção entre o número de infectados e o de mortes pela enfermidade.

Apesar de o Maranhão se aproximar dos 3 mil casos confirmados do novo coronavírus, a taxa de letalidade abaixo da média brasileira é fruto do conjunto de medidas adotado pelo Governo do Estado para ampliar a rede de tratamento de Covid-19 no Maranhão.

Só para se ter uma ideia, antes do período pandêmico a rede estadual de saúde contava com 252 leitos (clínicos e de UTI). Hoje esse número mais do que dobrou e o Maranhão agora conta com 735 leitos clínicos e de UTI para tratar pacientes com a infecção.

Só em São Luís, que concentra o maior número de casos e de mortos pela Covid-19, o número de leitos clínicos e de UTI subiu de 160 para 486 nas últimas semanas.

A abertura de leitos exclusivos para pacientes infectados pelo novo coronavírus, o aluguel de pelo menos três hospitais particulares, a abertura de novos leitos (de UTI, clínicos e de enfermaria) em cidades estratégicas como São Luís, Imperatriz, Coroatá, Timon e Chapadinha e a aquisição de mais de 200 respiradores e 200 mil máscaras cirúrgicas são algumas das ações estaduais que vêm dando resultado.

Tanto que até o fechamento desta reportagem o Maranhão atingiu a marca de 600 pessoas curadas da Covid-19.

O Maranhão também segue com um dos melhores desempenhos proporcionais do Brasil no número de teste realizados. Até o momento já foram realizados quase 7 mil testes.

Apesar dos esforços dia após dia, o governador Flávio Dino alerta para que sejam respeitadas as medidas sanitárias e de distanciamento social, caso contrário, há risco iminente do sistema de saúde colapsar.

“Precisamos ter um sentimento coletivo de que a taxa de contágio está sendo maior que a capacidade dos hospitais. Não há sistema hospitalar no planeta que consiga resistir a isso. Tem países mais ricos que o nosso que não conseguiram suportar a demanda. Por isso, é importante que as pessoas se convençam, definitivamente, disso. A sociedade deve se engajar”, disse o governador em entrevista nessa quarta-feira (20)

Ontem, Flávio Dino divulgou em suas redes sociais a chegada de mais respiradores e voltou a pedir que a população siga as medidas preventivas recomendadas por profissionais de saúde do mundo inteiro.

“Nesta madrugada, recebemos mais 104 respiradores para equipar leitos hospitalares. Grande esforço do Governo do Maranhão para ampliação de vagas na rede estadual. Temos feito e vamos continuar a fazer. Porém, mais uma vez, reitero a importância da adoção das medidas preventivas por todos”, destacou Dino.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Rádio

Rádio Timbira Ao Vivo

Buscar

Mais Lidas

Apoiadores de Rubens Junior dão largada da campanha com grande carreata no domingo (27)
“Irresponsável e oportunista”, diz Márcio Jerry sobre Braide reforçar clima de violência
Rubens reconhece trabalho de Edivaldo e promete dar continuidade a melhorias no transporte público
“Estamos na rota de crescimento”, afirma Rubens em entrevista à Rádio Mirante
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz