Nos dias 23 e 24 de novembro, o Maranhão receberá a 5ª edição da Caravana Federativa, ação do governo federal que tem o objetivo de atender às demandas dos municípios brasileiros, ampliando o acesso aos diversos serviços oferecidos pela União. Representantes de mais de 30 ministérios e outros órgãos debaterão com gestores públicos, prefeitos e equipes técnicas iniciativas que visam alavancar o desenvolvimento do estado. A ação acontece no Ceprama, em São Luís.
Com passagens pelos estados da Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Tocantins, a Caravana é promovida pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, e desempenha um papel considerado crucial em facilitar a comunicação entre os municípios e o governo federal. A Caravana havia sido anunciada pelo governador Carlos Brandão no final de outubro, após diálogo com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e com o secretário de Relações Institucionais, André Ceciliano, em Brasília. O evento conta também com a realização parceira da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem).
A comitiva do governo, composta por representantes de vários ministérios, autarquias e bancos públicos, oferece assistência na elaboração de projetos, obtenção de recursos e solução de problemas processuais. O objetivo é fortalecer a cooperação entre os governos federal, estadual e municipais, garantindo um acesso mais amplo aos serviços federais. No dia 23, os atendimentos acontecem das 9h às 18h; já no segundo dia, das 9h às 14h.
Ainda no primeiro dia, às 15h, acontece a solenidade oficial de abertura do evento, com a presença de ministros e diversas autoridades. Antes, às 14h30, será realizada uma coletiva de imprensa.
Painéis – No Maranhão, a Caravana Federativa contará com programação ampla, incluindo painéis como o do Ministério da Igualdade Racial com o tema “Sistema Nacional de Promoção de Igualdade e Desenvolvimento dos Municípios Brasileiros”, que ocorrerá no primeiro dia do evento, 23 de novembro.
No dia 24, haverá dois painéis com bancos públicos. O primeiro será realizado pela Caixa: “Soluções CAIXA para estados e municípios com foco na contratação OGU”. O segundo, do Banco do Brasil, tem como tema “Crédito setor público”.
A Caravana Federativa foi criada para facilitar a adesão das prefeituras aos programas sociais atualmente disponíveis, como o Minha Casa, Minha Vida e o Bolsa Família, entre outros, além de dar esse auxílio aos prefeitos para resolver as principais demandas da sua cidade.
0 Comentários