Logo Blog
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz

Jovens mulheres inovam ao lançar mandato coletivo pelo PCdoB

Com uma nova forma de fazer político, eis que os mandatos coletivos ou compartilhados surgem para materializar, de fato, a vontade do cidadão nas leis que estão sendo produzidas. Em tempos de questionamentos sobre as velhas fórmulas, a tendência quer construir uma lógica centrada na coletividade, no pluralismo de representações e alternância de poder, distanciando-se dos cabrestos eleitorais.
Em São Luís, o Coletivo ELAS almeja uma vaga na Câmara de Vereadores, concorrendo pelo PCdoB. O grupo é composto por cinco mulheres oriundas da periferia, com trajetórias marcadas pela luta por diversidade, em defesa da igualdade, justiça e garantia de direitos para todos e todas, compartilhando dos mesmos objetivos e anseios por uma sociedade melhor.
Josy Gomes, Luiza Coelho, Julianna Costa, Ana Raquel Farias e Jaine Santos buscam, juntas, marcar a política ludovicense com o primeiro mandato coletivo feminino da história para ocupar uma das 31 cadeiras do parlamento. A ideia é ampliar a representatividade feminina dentro do espaço da Câmara Municipal de São Luís que, historicamente, é muito tímida.
Mandatos compartilhados já renderam experiências exitosas em São Paulo e em Pernambuco. A Bancada Ativista do PSOL conquistou uma vaga de Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de São Paulo somando 149.844 votos, e o Juntos também se afirmou na Assembleia pernambucana, com 37.175 votos.
Uma nova forma de legislar
É importante entender que o mandato coletivo é uma inovação, portanto, a legislação ainda não ampara o novo formato e prevê que apenas um dos nomes e foto apareça junto à urna no dia da eleição, e que apenas uma das integrantes esteja na tribuna representando as ideias do coletivo.
A sinergia entre as cinco co-candidatas deve funcionar de maneira que compartilhem as responsabilidades, decisões, necessidades, custos, benefícios e demandas da comunidade; os votos deverão ser articulados e debatidos coletivamente. Serão cinco vozes próximas da população, compartilhando o mesmo espaço político e buscando equilibrar a balança entre si para realizar um mandato participativo, democrático e plural.
Agregação de preferências e construção de consensos frente às matérias legislativas devem ser norte para o mandato coletivo, dentres os principais atores estão: o parlamentar, aquele que ocupa legalmente o assento no parlamento e que compartilha de seu poder com outros cidadãos; os co-parlamentares, aqueles que participam e determinam coletivamente a posição do parlamentar durante o exercício legislativo e o estatuto do mandato que formaliza o vínculo entre o parlamentar e co-parlamentares e define os procedimentos para a atuação do grupo durante os próximos 4 anos.
 
Quem são ELAS?
Josy Gomes
Moradora do São Bernardo, técnica em Meio Ambiente, ex-coordenadora do DCE/UFMA, está Vice-Presidenta estadual da UJS/MA, militante da União Brasileira de Mulheres – UBM e membro fundadora da Rede Estadual de Mulheres Negras do Maranhão.
Luiza Coelho
Moradora do Renascença, Vice-Presidenta da UBES/MA; Diretora de questões sociais e da mulher do grêmio do IFMA – Centro Histórico e membro do Comitê de meninas líderes da ONG PLAN INTERNATIONAL.
Jaine Santos
Moradora do Cruzeiro do Anil, técnica em Artes Visuais, Bacharela em Design, secretária de organização da UBM/MA, Superintendente de Políticas Públicas para Juventude.
Ana Raquel Farias
Moradora da zona Rural de São Luís, na Vila Esperança, graduanda em Artes Visuais, atuou como coordenadora do Centro Acadêmico de Artes Visuais – Gestão Cazumbá e membra do DCE da UFMA Gestão Pŕo Tempore. Artista circense e, atualmente, está como Vice-presidenta da UNE no Maranhão.
 
Julianna Costa
Moradora do Coroadinho, graduanda em serviço social, Diretora de mulheres negras da UBM/MA, coordenadora de programas e projetos para a juventude e coordenadora da Central Única de Favelas – CUFA, no polo Coroadinho.
Lançamento pré-candidatura Coletivo ELAS
Coletivo ELAS realiza neste sábado (29), o lançamento de sua pré-candidatura à Câmara de Vereadores de São Luís no Bar Latino, Centro Histórico, a partir das 18h30.
O encontro servirá para que o público conheça a plataforma de campanha, entenda um pouco mais sobre como funciona um mandato coletivo e conheça cada uma das co-candidatas!
O evento respeitará todas as medidas sanitárias, prezando pelo distanciamento entre os convidados, utilização obrigatória de máscara e de produtos desinfectantes no local.

1 Comentário

  1. Pedro disse:

    Excelente, muito bom ver mulheres unidas em um mandato dessa nova forma, ainda mais diferente de outros partidos que querem mulheres somente como laranjas para ter a cota necessária e o dinheiro de campanha.

Deixe o seu comentário!

Rádio

Rádio Timbira Ao Vivo

Buscar

Mais Lidas

"Bolsonarismo lidera em São Luís com Braide", destaca mídia nacional
Rubens e Honorato reúnem movimentos sociais para debater propostas para o segmento
Deputado levanta suspeita e diz que pesquisa do Ibope foi manipulada
Assembleia aprova projeto do Executivo que institui a Polícia Penal no Maranhão
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz