Logo Blog
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz

Janeiro será mês de definições sobre candidaturas a prefeito da capital

Janeiro chegou trazendo muitas expectativas sobre a ampliação do quadro de pré-candidatos a prefeito de São Luís. Dia 17 está programada a filiação do ainda juiz federal Jose Carlos Madeira ao Solidariedade e a provável apresentação do magistrado como representante da legenda na sucessão do prefeito Edivaldo Holanda Junior. Madeira estará aposentado oficialmente a partir do próximo dia 10 deste mês e já manifestou o desejo de ser candidato.

No evento do Solidariedade serão apresentados ainda outros 55 candidatos a prefeito em vários municípios, conforme adiantou o presidente da legenda, Simplício Araújo, ainda em dezembro de 2019 ao blog do Jorge Vieira. Caso seja confirmada a candidatura de Madeira, será mais um aliado do governador Flávio Dino no processo sucessório, que já conta com Neto Evangelista (DEM), Rubens Junior (PCdoB), Bira do Pindaré (PSB), Duarte Júnior (PCdoB) e Osmar Filho (PDT). Jeisael Marx também é aliado, mas seu partido, a Rede Sustentabilidade, não faz parte da base de sustentação do governo.

O mês que se inicia será também decisivo para as pretensões do deputado estadual Yglésio Moisés, outro pré-candidato aliado do Palácio dos Leões, mas que ainda procura partido disposto a bancar seu projeto político de concorrer à Prefeitura de São Luís. O parlamentar tinha iniciado conversações com o Solidariedade, mas as tratativas não prosperaram e agora ele busca outra legenda que possa lhe servir de abrigo já que está sem filiação partidária desde que conseguiu autorização para sair do PDT.

Sempre que questionado sobre  filiação e se ainda pretende ser candidato, Yglésio responde que conversa nos bastidores com dirigentes de algumas siglas interessados em tê-lo como candidato e que “vai dá tudo certo” em relação a sua candidatura. Yglésio, inclusive, tem mostrado muito otimismo sobre sua participação no pleito que se aproxima e sempre afirma que será candidato.

Outra questão que deve ser tema de muita discussão interna será a definição do candidato do PCdoB. O presidente estadual da legenda, deputado federal Márcio Jerry, durante confraternização com um grupo de jornalistas que cobre política, em dezembro, anunciou que janeiro seria decisivo para os comunistas definirem estratégias e o candidato, mas este debate, no entanto, segundo anunciou o governador Flávio Dino, deverá adiado para depois do Carnaval, quando ele o prefeito Edivaldo Holanda Júnior pretendem sentar para tratar sobre o assunto. A disputa interna ocorre entre o secretário de Cidades Rubens Júnior e deputado estadual Duarte Júnior.

No PCdoB é nítida a preferência pela candidatura de Rubens Júnior. O evento que oficializou sua pré-candidatura mostrou força política, mobilizou presidentes de vários partidos da base de sustentação dos governos estadual e municipal, além de um grade número de secretários e parlamentares. Os resultados das últimas pesquisas, no entanto, não tem sido nada favorável a Rubens Júnior, mas seus apoiadores acreditam que possam reverter a performance do candidato quando o time entra em campo para valer.

Dos dois candidatos no campo governista que ainda não estão garantidos, a situação mais complicada é do deputado Yglésio, que está livre, é dono do seu mandato, mas está entrando na reta final das articulações sem garantia de que terá partido para concorrer. O parlamentar, porém, tem até abril deste ano para está filiado a um partido sob pena de fica fora da disputa do pleito, Por isso já admite até ingressar numa legenda nanica para poder concorrer.

Fora do campo governistas, o deputado Wellington do Curso encontrar enorme problema para ter seu nome confirmado pelo PSDB. A direção do partido flertar com uma aliança com o Podemos, do candidato Eduardo Braide e não dá o menor sinal de que pretenda participar do pleito com candidato próprio. Conforme comentam nos bastidores da sucessão, se depender dos tucanos, WC, se não conseguir autorização para buscar outra legenda, ficará fora do páreo.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Buscar

Mais Lidas

Weverton tenta se fazer de vítima ao perder “queda de braço” para Brandão
Vereador Astro de Ogum reúne em café da manhã  17 apoiadores de Paulo Victor
Posição de Eliziane Gama sobre sucessão estadual é ignorada pelo Cidadania
Dirigentes do PT se movimentam visando definições sobre sucessão
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz