O retrato da avenida Litorânea, um dos principais cartões postais da Ilha, está bem diferente do que frequentadores estavam, por anos, acostumados a testemunhar. Basta uma passagem rápida e é possível constatar muito lixo espalhado por vários pontos da via e sujeira não recolhida na areia da orla. Segundo mês de gestão do novo prefeito de São Luís, Eduardo Braide, e já parece esquecida a promessa de campanha de limpeza das praias de São Luís.
A limpeza pública é marcadamente um dos pontos altos da última gestão municipal, lixo recolhido com regularidade e às manhãs, principalmente às segunda-feiras, pós o grande movimento do fim de semana, já iniciava a limpeza das areias das praias. A realidade tem sido diferente nos últimos meses e chocam quem frequenta a praia do Calhau, seja para o lazer ou pratica de esporte.
Braide foi contestado durante toda campanha por dizer aos quatro ventos que na época em que esteve na presidência da Caema, entre 2005 e 2006, não havia poluição nas praias. Na ocasião, foi preciso lembrar ao então candidato que, sim, havia, inclusive, como apontava pesquisa de Saúde e Ambiente realizada na UFMA. O que não existia era a divulgação periódica dos laudos de balneabilidade das praias de São Luís (que só passou a ser feita pela em 2012, após uma decisão judicial).
O descaso de Braide, agora prefeito de São Luís, com a limpeza pública nas praias só reiteram o que muitos já questionavam: Braide já está pronto mesmo?
0 Comentários