Logo Blog
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz

Haddad: falar em parlamentarismo sem plebiscito é golpe

247 – Em artigo publicado na Folha de S.Paulo neste sábado (16), Fernando Haddad (PT-SP) diz que “a história da América Latina é tão violenta que muitas vezes as sutilezas do processo político passam despercebidas e confundem o observador de boa-fé”.

O ex-prefeito de São Paulo lembra da prática de emendar a Constituição que os governantes neoliberais tanto utilizaram nos anos 1990 em benefício próprio – Fernando Henrique Cardoso com comprovada compra de votos por aqui. E cita o caso do ex-presidente Lula, que mesmo com índices de aprovação nas alturas e lideranças petistas animadas com a possibilidade de um terceiro mandato, ele mesmo a rejeitou.

“A operação foi abortada pelo próprio, no nascedouro, o que lhe reserva um lugar diferenciado na lamentável tradição latino-americana que ainda persiste, tanto à direita quanto à esquerda (Evo)”, escreve.

“Não quero, neste momento, tratar dos golpes menos sutis que têm marcado o período recente. Golpes parlamentares (Lugo e Dilma) e “lawfare” (Cristina Kirchner, Rafael Corrêa e Lula) –expedientes que corroem a democracia por dentro das instituições– vêm sendo abordados por estudos acadêmicos em profusão. Não são tão escancarados como os golpes militares dos anos 1960-70 (e contra Evo)–daí o recurso aos adjetivos “híbrido” ou “soft” para caracterizá-los– nem são tão sutis quanto aqueles que se praticam sob aparente normatividade”, reflete Haddad.

Para o ex-prefeito, falar em parlamentarismo sem plebiscito, como foi ventilado recentemente pelo ex-senador Jorge Bornhausen, desconsiderando os plebiscitos de 1963 e 1993, “é golpe: aquele típico arranjo de gabinete envernizado tão ao gosto do tradicional centr(ã)o brasileiro que se pensa moderno”.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

RADIO

Rádio Timbira Ao Vivo

Buscar

Mais Lidas

Articulação para filiar Duarte Junior pode acabar em novo racha no PT
Relator do projeto de trânsito, Juscelino faz mudanças, mas não cede a apelo de Bolsonaro
Visando fortalecer a pré-candidatura de Bira, PSB lança movimento 'Pense São Luís'
Rubens Junior, um gestor atento e participativo
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz