Logo Blog
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz

Governo promove debate sobre mídia, poder e democracia em nova edição do Diálogos dos Insurgentes

Foto 1_Divulgação_Sedihpop_14042016 - Diálogos Insurgentes debate Mídia, Poder e DemocraciaA jornalista Cynara Menezes é a convidada da próxima edição dos Diálogos Insurgentes, que ocorrerá na terça-feira (19), às 17h, na Galeria do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (Praia Grande). Gratuito e aberto ao público, o evento é promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e tem como tema, nesta edição: ‘Mídia, Poder e Democracia: porque democratizar a comunicação é democratizar o Brasil’. Entre os objetivos estão debater o papel da mídia no estado democrático de direito, contribuir para a ampliação da consciência crítica sobre o tema e possibilitar espaço de interlocução entre representantes de diversos setores.

A jornalista Cynara Menezes afirma que o discurso único causou prejuízos ao longo dos anos para o Brasil e que a democracia é formada pela pluralidade de vozes, que deveriam ter espaço respeitado na mídia. “O Brasil sente os efeitos de ter uma mídia hegemônica”, opina Cynara Menezes.

Durante o evento Diálogos Insurgentes, a convidada debaterá o tema com o secretário de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, doutor em Comunicação e Cultura e professor do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A mediação caberá ao sociólogo e radialista Ricarte Almeida Santos, secretário executivo da Cáritas Brasileira Regional Maranhão e apresentador do Chorinhos e Chorões na Rádio Universidade FM.

De acordo com levantamento do projeto Os Donos da Mídia, seis redes privadas (Globo, SBT, Record, Band, Rede TV e CNT) dominam o mercado de televisão no Brasil. Essas redes controlam, em conjunto, 138 dos 668 veículos existentes (TVs, rádios e jornais) e 92% da audiência televisiva. A pesquisa revela ainda que, no Brasil, 271 políticos são sócios ou diretores de 324 veículos de comunicação.

O quadro atual contradiz o que preceitua o artigo 220 da Constituição Federal, que preceitua que “os meios de comunicação social não podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monopólio ou oligopólio”. O secretário adjunto de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Igor Almeida, alerta sobre esta situação. “Há uma demanda por conteúdo regionalizado em um país de dimensões continentais para que as pessoas conheçam mais de suas realidades e das diversidades do país, além da evolução tecnológica, com a convergência de novas mídias e o clamor popular de movimentos pela compreensão da comunicação como um direito humano”, disse.

PERFIL

Cynara Menezes formou-se em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1987. Já passou pelas redações do Jornal da Bahia, Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, revistas IstoÉ/Senhor, Veja, Vip e Carta Capital. Atualmente é colunista da revista Caros Amigos. Desde 2012 Cynara edita o blog Socialista Morena, financiado por seus leitores e definido como “de ideias e notícias com viés esquerdista”. Fenômeno das redes sociais, a fanpage Socialista Morena tem mais de 280 mil curtidas. No twitter, Cynara é seguida por mais de 64 mil usuários.

Durante a agenda em São Luís, após o debate no Diálogos Insurgentes, a jornalista autografará o livro Zen Socialismo – Os melhores posts do blog Socialista Morena (Geração Editorial).

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Buscar

Mais Lidas

Artigo do governador – São Luís: a capital de todos os maranhenses
Carlos Brandão diz que governo está atento ao crescimento dos casos de Covid-19 no Estado
Camarão desiste oficialmente da pré-candidatura ao governo em carta ao PT
Novo Código Eleitoral será tema de semináro ministrado pelo deputado Rubens Jr.
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz