Logo Blog
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz

Governo orienta municípios a vacinar cidadão independente da localidade da primeira dose contra a Covid-19

O Governo do Maranhão tem reforçado com os municípios maranhenses quanto a administração da segunda dose da vacina contra a Covid-19, independente do local da imunização da primeira dose. A orientação considera Nota Técnica do Ministério da Saúde, presente no 41º Informe Técnico do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

Conforme a nota, “a aplicação da segunda dose deve ser garantida independente da Unidade da Federação ou Município em que a primeira foi realizada, garantindo assim o esquema vacinal de toda a população brasileira”. Ainda segundo o informe, “em casos de excepcionalidade, o estado deverá enviar relatório ao Ministério da Saúde com as informações necessárias para reanálise da distribuição”.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destaca que a orientação facilita o acesso à Dose 2 da vacina e garante o esquema completo de imunização. “O SUS é universal. Portanto, o brasileiro pode ter acesso aos serviços públicos de saúde em qualquer lugar do país. A vacinação deve ser garantida a qualquer pessoa que vacinou em outra cidade do país, mas se encontra em qualquer município maranhense no prazo de tomar a segunda dose”, explicou.

Se houver necessidade de doses extras por conta da demanda, novas doses podem ser enviadas aos municípios. “De acordo com a necessidade e os pedidos dos municípios, estaremos enviando a solicitação para o Ministério da Saúde, conforme disposto na nota”, destaca a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Tayara Pereira.

No informe, o Ministério da Saúde segue recomendando, mesmo com o avanço da vacinação, a manutenção das medidas não farmacológicas de prevenção à transmissão do vírus, tais como: uso de máscara, distanciamento social, etiqueta respiratória e higienização das mãos, dos objetos de uso pessoal e comercializados, dentre outros.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Buscar

Mais Lidas

Flávio Dino diz que optou por Carlos Brandão após consulta aos atores políticos do grupo
Brandão não descarta trocar PSDB pelo PSB para ter PT na chapa 
"Pela história do nosso partido decidimos apoiar Carlos Brandão", diz presidente do Cidadania
Pesquisa Escutec: Edivaldo se mantém em segundo na disputa para o governo
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz