Logo Blog
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz

Governo do Maranhão proíbe queimadas para limpeza de áreas durante estiagem

O governador Flávio Dino editou decreto que proíbe o uso de fogo para limpeza e manejo de áreas durante o período de estiagem. O texto tem validade até o dia 30 de novembro. No caso das exceções previstas no código florestal e na legislação ambiental, os responsáveis devem procurar o Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) para realizar o procedimento de forma segura.

A medida foi tomada após reunião com secretários e presidentes de órgãos para definir o plano de ação do Governo do Estado para prevenção contra queimadas. As ações têm caráter preventivo, já que o Maranhão, que faz parte da Amazônia Legal, possui situação controlada, com números abaixo de anos anteriores, para o mesmo período.

“Temos que adotar medidas conjuntas, as várias esferas federadas e a sociedade, para garantir que haja compatibilização entre desenvolvimento e proteção ao meio ambiente”, declarou o governador Flávio Dino.

Além do decreto, uma medida específica do Maranhão, o governo planeja ações que aumentam a presença territorial junto aos municípios maranhenses. SEMA e Bombeiros irão ministrar cursos de capacitação e palestras educativas, de forma presencial e online, para orientar gestores municipais e criar uma rede de proteção em todo o estado.

Na área do Parque Estadual do Mirador, os cincos postos da área irão servir de apoio para brigadistas e guarnições que atuarão na região. A SEMA irá recrutar, via Programa Maranhão Verde, brigadistas voluntários, que passarão por treinamento no Corpo de Bombeiros. Todas as ações serão monitoradas pelo Comitê de Prevenção e Combate a Queimadas e Incêndios, criado em 2016.

Cooperação com Governo Federal – Desde o último sábado (24), o Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBBMA) capacita 150 integrantes do Exército Brasileiro. O trabalho faz parte de cooperação entre o Governo Federal e o Governo Estadual para a garantia da lei e da ordem constitucional no combate a focos de incêndio e desmatamento ilegal no Maranhão.

Bombeiros e Exército também trabalham conjuntamente na sala de situação, instalada na manhã desta segunda-feira (26), para o monitoramento dos focos de queimadas em todo o estado.

O próximo passo da cooperação é o sobrevoo nas áreas onde foram registrados os maiores focos de incêndio no estado. O Batalhão de Policiamento Ambiental, da Polícia Militar, também integra a ação, que irá ocorrer na manhã de terça-feira (27).

Agenda em Brasília – Também nesta terça-feira (27), o governador Flávio Dino participa em Brasília de agenda com o presidente Jair Bolsonaro, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e os demais governadores da Amazônia Legal, para tratar sobre a grande incidência de queimadas na região.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Buscar

Mais Lidas

Conversas não avançam e unidade do grupo governista está cada vez mais distante
Com apoio de 17 vereadores Paulo Victor é favorito na eleição para presidência da Câmara
Novo Código Eleitoral será tema de semináro ministrado pelo deputado Rubens Jr.
Carlos Brandão diz que governo está atento ao crescimento dos casos de Covid-19 no Estado
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz