Reportagem do jornal Folha de São Paulo sobre a derrocada do MDB nessas eleições destaca a vitória de Flávio Dino (PCdoB) que varreu o clã Sarney do Maranhão. Dino derrotou no primeiro turno Roseana Sarney (MDB), que tentava um quinto mandato como governadora. Além disso, a chapa de Dino ao Senado deixou Edison Lobão (MDB) e Sarney Filho (PV) a ver navios.
Aos 82 anos, o senador Lobão tentava a reeleição também para um quinto mandato e Sarney Filho se aventurou pela primeira vez ao Senado após vir ocupando cadeira na Câmara Federal de forma consecutiva desde 1983. Ambos morreram na praia e foram esmagados pelos candidatos de Flávio Dino, Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (PPS).
Para o cientista político Fernando Guarnieri, políticos como os aliados de José Sarney “não puderam usar o poder para fazer benesses”. “É o preço que pagam por estar no centro de esquemas de corrupção”, avalia.
Sem foro privilegiado, Lobão pode se complicar na Lava Jato e Roseana deve anunciar pela segunda vez sua aposentadoria. Já o irmão Zequinha vai amargar o desemprego na vida política pela primeira vez em 35 anos.
Acho que o Zequinha não deve sequer ter carteira de trabalho, afinal nunca precisou trabalhar.