Logo Blog
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz

Flávio Dino mostra a força e o potencial do Porto do Itaqui no Fórum do Nordeste

O Complexo Portuário do Itaqui foi tema de apresentação do governador Flávio Dino durante o Abdib Fórum Infraestrutura Regional – Edição Nordeste, em Teresina, Piauí. O evento, realizado nesta quinta-feira (22), é promovido pela Associação Brasileira da In­fraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) e tem como foco integrar e contribuir para a participação das empresas brasileiras no mercado global de infraestrutura. Na ocasião, Flávio Dino pontuou as potencialidades e importância do porto maranhense para o país e as perspectivas de desenvolvimento e atração de negócios, além de apresentar programas e projetos estaduais.

O governador lembrou que o Porto do Itaqui é um dos principais do Brasil e em termos de logística, o mais relevante do arco Norte, com ampla influência no Nordeste, Amazônia e região Central e com integração multimodal – ferroviária e rodoviária de grande qualidade. “É algo raro no país. E a partir destas oportunidades de investimentos que o porto proporciona, temos como um imã de atração de outras oportunidades, pois uma das vocações econômicas do nosso Estado é servir de vértice de logístico para toda a região, em vários outros temas, como o de alimentos e combustíveis”, enfatizou.

Flávio Dino citou ainda o destaque do porto maranhense no ranking nacional. “Nosso porto é um dos cinco maiores do Brasil e vamos continuar crescendo. Isso abre um sem-número de possibilidades às empresas participantes nesse evento”, disse o governador. No fórum estavam presentes os governadores do Piauí, Wellington Dias, anfitrião do evento, Rui Costa (BA), Camilo Santana (CE), a vice-governadora Luciana Santos (PE), João Azevêdo (PB), Belivaldo Chagas (SE) e Fátima Bezerra (RN).

Durante a fala, Flávio Dino enfatizou números de crescimento do Estado para reforçar as viabilidades de investimento. “Comparecemos a este evento pois sabemos que, por mais que conjuguemos esforços dos vários entes federados e várias fontes pelas quais podemos alavancar investimentos públicos, não é suficiente para prover os serviços, bens e direitos a altura do que a população precisa”, enfatizou.

Dino acrescentou que “temos procurado, no caso do Maranhão, cumprir os objetivos no que refere a investimentos públicos. Alcançamos ano passado 11% na receita corrente liquida de investimentos, três vezes a média brasileira. O Brasil não pode se dividir de modo que não se possa unir os pedaços, ou jamais vamos alcançar o objetivo da nação, que é do projeto comum de desenvolvimento. Nesse sentido, o evento mostra sua grande contribuição de que é possível haver o diálogo em termos elevados e respeitosos para que o Brasil reencontre o caminho do crescimento econômico”.

Integração e investimento – Abdib Fórum Infraestrutura Regional – Edição Nordeste reuniu ainda secretários estaduais das áreas de gestão, planejamento e infraestrutura; ministros e autoridades federais. Na agenda da manhã, os governadores apresentaram as diretrizes e programas estaduais para o desenvolvimento econômico e investimentos em infraestrutura.

A programação do fórum à tarde contou com discussões setoriais paralelas para debater medidas dos estados nas áreas de energia, transportes e saneamento em conjunto com autoridades federais. Ainda na agenda de atividades, um painel para debater condições de financiamento e garantia para os investimentos.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Buscar

Mais Lidas

Brandão mantém preferência e será confirmado como candidato do  grupo Dino
Consolidação da aliança nacional PT/PSB sepulta esperança de Weverton Rocha
"As portas do PSB estão abertas para Brandão", diz deputado Bira
Weverton tenta se fazer de vítima ao perder “queda de braço” para Brandão
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz