Logo Blog
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz

Flávio Dino assina nota da AJUFE contra bolsonaristas: “desprezo absoluto à independência judicial”

Presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE) entre os anos de 2000 e 2002, Flávio Dino está entre os assinantes de nota divulgada, na tarde desta segunda-feira (01), pela instituição.

A AJUFE manifestou “profunda preocupação” com os constantes ataques ao Supremo Tribunal Federal, impulsionados pela presença do presidente Jair Bolsonaro nos atos, e classificou como “autoritárias e antidemocráticas” as bandeiras defendidas nas manifestações.
Além de Flávio Dino, assinam a nota o atual presidente da AJUFE, Fernando Mendes, e outros oito ex-presidentes. O texto defende que o STF é o guardião da Constituição Federal e “zela pelo cumprimento, inclusive pelos outros Poderes, da Constituição e das leis do País”.

Veja a nota completa abaixo: 

NOTA PÚBLICA – Presidente e ex-presidentes da Ajufe manifestam preocupação com ataques ao STF e Poder Judiciário

Nós, Presidente e ex-Presidentes da Associação dos Juízes Federais do Brasil – AJUFE, manifestamos profunda preocupação com os constantes e crescentes ataques ao Supremo Tribunal Federal e ao Poder Judiciário como um todo. 

Essas manifestações, evidentemente autoritárias e antidemocráticas, buscam dar indevido caráter ideológico à atuação jurisdicional e demonstram desprezo absoluto à independência judicial, um dos principais pilares de sustentação do Estado Democrático de Direito.

O Supremo Tribunal Federal é o guardião da Constituição Federal e cabe ao Poder Judiciário a missão constitucional de solucionar os conflitos que lhe são apresentados pelos cidadãos e empresas do País. É ele que zela pelo cumprimento, inclusive pelos outros Poderes, da Constituição e das leis do País.

O cumprimento rigoroso das suas funções constitucionalmente previstas não pode, em momento algum, ser considerado afronta a qualquer dos outros Poderes.

Com base nessas considerações, tornamos público o alerta de necessidade de respeito às decisões judiciais, que podem ser discutidas pelos meios processuais cabíveis, mas jamais desrespeitadas.

O Poder Judiciário não entra em confronto com outras instituições e é sabedor que as Forças Armadas, composta de mulheres e homens honrados, são ciosas de que devem guardar obediência aos Poderes do Estado, cujas funções devem ser exercidas absolutamente dentro do regime constitucional da autonomia e harmonia, ainda que no modelo de freios e contrapesos, a atuação legítima de um deles acabe por evitar os desmandos de outro.

Essa é a lógica que predomina em todos os regimes democráticos do mundo e deve ser respeitada também no Brasil, onde a Constituição Federal estabelece o primado do regime democrático e do Estado de Direito.

Brasília, 31 de maio de 2020.

Fernando Mendes
Presidente da AJUFE (2018-2020)

Edgard Bueno
Presidente da AJUFE (1993-1994)

Fernando Tourinho Neto
Presidente da AJUFE (1998-2000)

Flávio Dino
Presidente da AJUFE (2000-2002)

Paulo Sérgio Domingues
Presidente da AJUFE (2002-2004)

Jorge Maurique
Presidente da AJUFE (2004-2006)

Walter Nunes
Presidente da AJUFE (2006-2008)

Fernando Mattos
Presidente da AJUFE (2008-2010)

Gabriel Wedy
Presidente da AJUFE (2010-2012)

Nino Toldo
Presidente da AJUFE ( 2012-2014 )

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Buscar

Mais Lidas

Edivaldo reúne com PSD para traçar estratégia da pré-campanha
Eleições 2022: PT lança hoje em São Bento "Caravana Lula Livre, Brasil Livre"
Rubens Jr destaca mudanças na Câmara Federal com novo Regimento Interno
Programa Dívida Zero chega ao Pátio Norte Shopping nesta segunda-feira (20)
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz