Logo Blog
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz

“Fizemos o que era considerado por muitas pessoas impossível: abrimos quase 1800 leitos preventivamente para o enfrentamento da primeira onda da pandemia”, diz Carlos Lula

Cinco cidades maranhenses apresentaram este mês alerta para superlotação de leitos exclusivos para Covid-19 em UTIs e enfermarias: São Luís, Santa Inês, Pinheiro, Balsas e Imperatriz. Com o anúncio, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), que já abriu anteriormente quase 1.800 novos leitos desde o início da pandemia exclusivos para tratamento das pessoas infectadas no estado, retomou a reativação imediata dos leitos da rede estadual.

Em 11 de março, de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou o surto do novo coronavírus como uma pandemia. Na mesma ocasião, o Maranhão iniciou a destinação de leitos exclusivos de enfermaria e UTI para os casos graves. O primeiro caso da doença no estado foi registrado no boletim da SES de 20 de março de 2020.

Na ocasião, os atendimentos aos casos suspeitos aconteciam tanto em unidades públicas quanto em particulares, seguindo protocolos determinados pelo Plano Estadual de Contingência, que segue em constante atualização.

“Fizemos o que era considerado por muitas pessoas impossível: abrimos quase 1800 leitos preventivamente para o enfrentamento da primeira onda da pandemia, ainda nos primeiros meses de 2020. Investimos na expansão da nossa rede e, assim, reunimos as condições necessárias para assegurar, quando necessário, a destinação novamente dos leitos da rede estadual para o perfil exclusivo para Covid-19. Um legado de responsabilidade e planejamento para salvar vidas”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Com a atualização das medidas sanitárias, a Secretaria de Estado da Saúde anunciou, em coletiva, o novo fluxo de atendimento para casos do novo coronavírus:

Atendimentos nas UPAS Grande Ilha

Suspeito Covid-19
– UPA Parque Vitória
– UPA Vinhais

Não-Covid
– UPA Itaqui-Bacanga
– UPA Araçagi
– Policlínica Cohatrac

Misto
– UPA Cidade Operária
– UPA Paço do Lumiar

Ampliação de leitos na Rede da Secretaria de Estado da Saúde
Ampliação dos leitos para Covid-19 nos hospitais Dr. Carlos Macieira (HCM) e de Cuidados Intensivos (HCI);
Hospital do Servidor (anexo do HCM) – Casos não-covid;
11 novos leitos de UTI no Hospital Macrorregional de Imperatriz
50 novos leitos no Hospital Aquiles Lisboa
Policlínica Açailândia

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Rádio

Buscar

Mais Lidas

Destituição de Pedro Lucas da direção estadual do PTB ficou na ameaça
Deputado Yglésio Moisés confirma saída do PROS e deve voltar ao PDT
Flávio Dino e Eliziane criticam proposta que desobriga gastos mínimos com saúde e educação
Chico Carvalho sobre especulação de Pedro Lucas no PSL: "Será bem-vindo"
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz