Na sondagem que fez sobre a tendência do eleitorado para a eleição de governador, o Instituto Econométrica também sentiu o pulso do maranhense sobre a disputa para o Senado e constatou juntos aos entrevistados o favoritismo do governador Carlos Brandão (PSB) e do senador Weverton Rocha (PDT), que tentará a reeleição.
Conforme o levantamento da Econométrica, divulgado nesta terça-feira (10), o governador Carlos Brandão lidera com 38,5% das intenções de voto, seguido de Werverton Rocha com 33,6%. Na sequência aparecem o ex-senador Roberto Rocha (sem partido) com 23,4%, a senadora Eliziane Gama (PSD) com 22,1%, o ministro André Fufuca (PP) com 17,3% e o deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União) com 11,6%. Nulos e indecisos somaram 18,9%. A pesquisa ouviu 1.321 eleitores em 52 municípios entre os dias 26 e 30 de maio de 2025, tem margem de erro é de 2,7 pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiabilidade de 95%.
Como se pode observar, Brandão e Weverton lideram com folga a disputa pelas duas cadeiras e um certo equilíbrio entre os demais candidatos, mas este quadro pode mudar, caso o governador Carlos Brandão decida permanecer no cargo até o final do mandato para tentar eleger seu sucessor, o sobrinho Orleans Brandão, secretário de Assuntos Municipalistas e que está em plena pré-campanha para governador pelo interior do Maranhão.
Sem Brandão na disputa, conforme apurou a Econométrica, a deputada federal, ex-governadora Roseana Sarney (MDB), caso resolva entrar na briga, ocupa a segunda colocação. Os números apurados sem Brandão são os seguintes: Weverton 34,9%, seguido de Roseana Sarney com 29,1%, Roberto Rocha com 24,7%, Eliziane Gama com 24,1%, André Fufuca 17,7% e Pedro Lucas com 11,8% Nulos e indecisos somaram 10,4%.
Pelo que constatou a pesquisa, se o governador resolver ficar para tentar eleger o sobrinho Orleans, o senador Weverton passa a liderar com certo favoritismo, porém a disputa pela segunda vaga será bastante acirrada, principalmente se a ex-governadora resolver não entrar no jogo, já que Roberto Rocha e Elziane estão empatados numericamente, tendo em seus calcanhares o ministro André Fufuca.
Pelo movimento que se viu nesta terça-feira (10), quando a presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB), reuniu seu time de aliados em Urbano Santos e reafirmou seu apoio à pré-candidatura de Orleans ao governo e Weverton para o Senado, tudo leva a crer que o governador Carlos Brandão está decidido a permanecer no comando do estado e apostar suas fichas na eleição do sobrinho.
O chefe do Executivo, no entanto permanece fazendo mistério sobre 2026, mantem-se em silêncio, mas libera seus aliados para fortalecer a pré-candidatura de Orleans, num jogo que confunde os adversários, ao ponto de levar o vice-governador Felipe Camarão a anunciar que será candidato com o seu o apoio do Palácio dos Leões.
As coisa começaram ficar mais claras com o apoio declarado do senador Weverton Rocha ao projeto do Carlos Brandão, “seja qual for” para 2026 ao tempo que manifestou apoio a Orleans. O deputado federal Aluísio Mendes, que comanda o Republicamos no Maranhão, seguiu a mesma batida, provavelmente após assumirem compromisso com o governador.
A pré-campanha ostensiva de Orleans leva a imaginar que Brandão está decidido a ficar para não passar o comando do estado para Camarão, hoje considerado adversário. Seus aliados no Poder Legislativo toram público este desejo diariamente nas sessões plenárias.
0 Comentários