Numa eleição disputadíssima, decidida apenas no segundo escrutino pelo critério de idade, a deputada Iracema Vale (PSB) foi reeleita presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão para o biênio 2025/2026. O atual mandato será concluído em fevereiro do ano que vem.
O pleito deu empate no primeiro e segundo turno com o placar de 21 para Iracema e 21 para o deputado Othelino Neto (Solidariedade), resultado, que surpreendeu e foi interpretado como um recado dos parlamentares governistas que votaram no candidato na oposição ao governador Carlos Brandão (PSB).
A eleição que parecia tranquila na avaliação de vários profissionais de imprensa que fazem a cobertura do Poder Legislativo, tomou ares inusitados quando começou a contagem dos votos dos 42 parlamentares presentes, com Othelino sempre a frente. O empate só aconteceu na contagem dos últimos votos.
Os trabalhos foram comandados pelo decano da Casa, deputado Arnaldo Melo (MDB) que seguiu fielmente o regimento interno não dando margem para reclamação dos dois candidatos a presidente. Ao final da contagem dos sufrágios com o placar de 21X21, a deputada foi declarada vencedora pelo critério da idade, conforme manda o regimento interno.
0 Comentários