Logo Blog
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz

Eleições 2020: Dirigentes nacionais do PT e PCdoB conversam sobre aliança em São Luís

A direção nacional do PCdoB procurou a executiva nacional do Partido dos Trabalhadores para tratar oficialmente sobre aliança na capital maranhense e aguarda decisão dos petistas para que as duas siglas, que vem caminhando juntas nas últimas eleições nacionais, disputem coligadas a sucessão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT).

O PCdoB elegeu como prioritárias as candidatura do partido em São Luís e Porto Alegre e estaria disposta a apoiar candidatos do PT em outras cidades. Na capital do Rio Grande do Sul a aliança entre as duas legendas está consolidada com Manuela D’ávila (ex-candidata a vice-presidente na chapa de Fernando Haddad) a prefeita, tendo como vice o ex-ministro petista Miguel Rossetto, mas falta definir sobre São Luís.

As conversações estão avançadas, PT e PCdoB, no campo da esquerda, sempre se entenderam e caminharam juntos. Em Pernambuco na Bahia, por exemplo, PT e PSB tiveram sérias divergências nas eleições de 2018 enquanto os comunistas se mantiveram aliados aos petistas. No Maranhão o partido, inclusive,  faz parte da base de sustentação do Governo Flávio Dino e o presidente estadual Augusto Lobato defende a aliança.

Em recente entrevista a este blog, Lobato disse ser aliancista, porém destacou que a palavra final (bater o martelo segundo sua definição) caberá à direção nacional. Curiosamente, o encontro municipal que iria definir sobre táctica eleitoral para São Luís, que estava marcado para acontecer dia 20 de junho, por decisão da Executiva Nacional, foi cancelado e adiado para os dias 4 e 5 de julho.

Paralelo às conversações dos dirigentes nacionais do PCdoB com os petistas, o deputado federal e pré-candidato Rubens Júnior também se movimenta nos bastidores locais sem encontrar resistência, até porque, como diz o presidente estadual da legenda, a palavra final sobre eleições majoritárias cabe a executiva nacional, embora exista uma resolução que recomenda candidatura própria em todas as capitais do Nordeste, incluindo São Luís, óbvio.

Apesar da resolução é nítida a tendência da maioria da militância do partido por aliança e este sentimento foi expressado pelo deputado Zé Inácio, um dos pré-candidato do PT em conversa com o titular deste blog após o adiamento do encontro que deveria deliberar sobre táctica eleitoral.

Segundo o parlamentar, havia uma tendência favorável a aprovação de aliança. “Entendo que essa decisão tem como objetivo garantir o cumprimento da resolução do partido que define candidatura própria nas capitais do Nordeste, incluindo, lógico, São Luís”, observou o parlamentar após o adiamento. Fontes petistas admitiram, no entanto, que a suspensão do encontro foi para que a Executiva Nacional analise com calma a proposta de alianças colocada na mesa pelo PCdoB, assim como de outras legendas que estariam querendo coligar com o PT.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Rádio

Buscar

Mais Lidas

Faltando dois dias para a eleição, Edivaldo se mantém distante e focado só na gestão
Presidente do PCdoB enquadra Braide após nova denúncia da Folha: ‘Mente para a cidade que pretende governar
Folha: TRF decide em dezembro em qual instância fica inquérito que envolve Braide
Pesquisa Real Biga Data aponta empate técnico entre Braide e Duarte
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz