Logo Blog
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz

Eleições 2020: Dirigentes nacionais do PT e PCdoB conversam sobre aliança em São Luís

A direção nacional do PCdoB procurou a executiva nacional do Partido dos Trabalhadores para tratar oficialmente sobre aliança na capital maranhense e aguarda decisão dos petistas para que as duas siglas, que vem caminhando juntas nas últimas eleições nacionais, disputem coligadas a sucessão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT).

O PCdoB elegeu como prioritárias as candidatura do partido em São Luís e Porto Alegre e estaria disposta a apoiar candidatos do PT em outras cidades. Na capital do Rio Grande do Sul a aliança entre as duas legendas está consolidada com Manuela D’ávila (ex-candidata a vice-presidente na chapa de Fernando Haddad) a prefeita, tendo como vice o ex-ministro petista Miguel Rossetto, mas falta definir sobre São Luís.

As conversações estão avançadas, PT e PCdoB, no campo da esquerda, sempre se entenderam e caminharam juntos. Em Pernambuco na Bahia, por exemplo, PT e PSB tiveram sérias divergências nas eleições de 2018 enquanto os comunistas se mantiveram aliados aos petistas. No Maranhão o partido, inclusive,  faz parte da base de sustentação do Governo Flávio Dino e o presidente estadual Augusto Lobato defende a aliança.

Em recente entrevista a este blog, Lobato disse ser aliancista, porém destacou que a palavra final (bater o martelo segundo sua definição) caberá à direção nacional. Curiosamente, o encontro municipal que iria definir sobre táctica eleitoral para São Luís, que estava marcado para acontecer dia 20 de junho, por decisão da Executiva Nacional, foi cancelado e adiado para os dias 4 e 5 de julho.

Paralelo às conversações dos dirigentes nacionais do PCdoB com os petistas, o deputado federal e pré-candidato Rubens Júnior também se movimenta nos bastidores locais sem encontrar resistência, até porque, como diz o presidente estadual da legenda, a palavra final sobre eleições majoritárias cabe a executiva nacional, embora exista uma resolução que recomenda candidatura própria em todas as capitais do Nordeste, incluindo São Luís, óbvio.

Apesar da resolução é nítida a tendência da maioria da militância do partido por aliança e este sentimento foi expressado pelo deputado Zé Inácio, um dos pré-candidato do PT em conversa com o titular deste blog após o adiamento do encontro que deveria deliberar sobre táctica eleitoral.

Segundo o parlamentar, havia uma tendência favorável a aprovação de aliança. “Entendo que essa decisão tem como objetivo garantir o cumprimento da resolução do partido que define candidatura própria nas capitais do Nordeste, incluindo, lógico, São Luís”, observou o parlamentar após o adiamento. Fontes petistas admitiram, no entanto, que a suspensão do encontro foi para que a Executiva Nacional analise com calma a proposta de alianças colocada na mesa pelo PCdoB, assim como de outras legendas que estariam querendo coligar com o PT.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Rádio

Rádio Timbira Ao Vivo

Buscar

Mais Lidas

Apoiadores de Rubens Junior dão largada da campanha com grande carreata no domingo (27)
"Nossa militância está pronta para ir às ruas e fazer uma campanha alegre e vibrante, que é a marca das campanhas do PT", diz Honorato
“Irresponsável e oportunista”, diz Márcio Jerry sobre Braide reforçar clima de violência
PROS vai representar Instituto Emet por pesquisa tendenciosa
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz